sexta-feira, 17 de julho de 2009

Eu queria falar sobre o Enio.

Prezados comentaristas e leitores do meu blog

Essa vai ser uma postagem insossa.

Vai ser sem conteúdo; não vai tratar de qualquer tema polêmico, como me apetece fazer.

Eu uso meu blog com pouca diversificação.

Os temas variam entre nossas dores da família policial militar, o heroísmo dos companheiros (como Jorge Bocanca), as ideologias presentes nos discursos, as falácias do marxismo etc, tudo concernente ao campo da segurança pública.

O meu blog não é um "blog de polícia", mas de segurança pública com abordagem filosófica.

Eu realmente hoje não gostaria de escrever esta coisa sem sabor que estou colocando na tela.

Há alguns motivos para isso, para que aconteça, então, assim.

Primeiro é que estou muito cansado. Eu trabalhando um bocadinho mais do que de costume e já percebo que preciso ter mais de três horas de sono.

Como só tenho tempo para escrever à noite, já bem tarde, as idéias embaralham, não consigo mais concatenar o pensamento de forma lógica.

Eu estou falando isso porque eu queria escrever um belo texto sobre o Cabo Enio.

Eu queria escrever sobre o Enio, meu subordinado e meu amigo, que a Providência Divina chamou para junto de Si.

Eu queria escrever para dizer do que senti quando ouvi na viatura, no deslocamento para o quartel, a notícia de que um policial do BOPE acabara de ser baleado e se chamava Enio.

Mas vou deixar para outro dia.

O Cabo Enio merece de mim uma homenagem à sua altura.

Eu vou fazer isso, preciso fazer isso, é por mim, não é por ele.

A memória do Cabo Enio não será engrandecida com minhas palavras.

Sua memória está inscrita na consciência de cada um que teve o privilégio de conviver com ele.

Ainda vou escrever sobre meu amigo Enio, sobre suas caricaturas, sobre sua lealdade, sobre sua coragem e sobre seu amor pela família: sua mãe, sua mulher e principalmente suas filhas.

Então, na impossibilidade de fazer isso pelos motivos explicitados, aproveito para postar um agradecimento a todos pelas mensagens de força e boa-sorte que tenho recebido.

Não vai ser fácil comandar nossa PM.

Não há nenhuma garantia de que qualquer coisa dará certo, mas é verdade que estou muito seguro de tudo.

Tenho uma grande equipe, uma valorosa equipe de quase quarenta mil homens e mulheres e isso me motiva.

Então, quero agradecer as palavras, as bem-aventuranças, as sugestões e até as cobranças e desconfianças.

Essas coisas me servem de emulação.

Vou repetir o que já disse: NÃO SOU O ATOR PRINCIPAL; SOU APENAS UM COADJUVANTE.

Um dia vou escrever sobre o ponta-de-patrulha Ênio Roberto Santiago dos Santos, o cabo do BOPE que morreu defendendo o que achava justo e direito.

97 comentários:

Anônimo disse...

Caro Comandante, o momento é de esperança, isso se "vê" nas palavras de cada um de seus subordinados e, sou um deles; a questão, porém, é que esse sentir não perdurará por muito.
Coronel, integramos uma categoria há muito esquecida, desvalorizada; devemos estar cônscios de nossa parcela de responsabilidade, entretanto, devemos e queremos dividí-la, não dá para "bancar" sozinhos a "culpa" por tanto descaso estatal.
Muitos dos seus comandados entendem a natureza eminentemente política de seu novo cargo, mas por favor, para que não percamos a esperança ora depositada na sua pessoa, interceda junto ao secretário Beltrame, ao governador Sérgio Cabral em nosso favor.
A questão salarial deve merecer especial atenção. Peço-te isto baseando-me na crença que, de fato, queres dar ao serviço policial militar de nosso estado a efetividade merecida.
Seus atos administrativos têm demonstrado bastante seriedade, claramente percebe-se uma intensa busca pela produção de resultados não antes alcançados mas, repito, coronel Mário Sérgio não desmereça a política salarial que sei, não é de sua competência, mas saibas, com sua peculiar temperança, podes funcionar como o mediador que tanto nos faz falta.
Pela PMERJ, já há o que agradecer, portanto, muito obrigado! Mas temos família coronel!
Temos apostado no senhor!
Não nos decepcione!
Boa sorte!

Djan disse...

Caro Coronel

Tenho acompanhado suas postagens a um bom tempo, através delas eu, um civil pouco entendido do dia-a-dia da caserna, comecei a ter uma visão mais abrangente da PM, e também mais confiante.

Fiquei bastante confiante quando assumiu o ISP e estou ainda mais agora quando está grande responsabilidade cai sobre seus ombros.

Para bem de todos nós que o senhor tenha êxito neste imenso desafio e meus sinceros sentimentos pela perda sofrida.

Mário Sérgio de Brito Duarte disse...

Prezado companheiro de armas

Primeiramente gostaria de agradecer pelo seu comentário lúcido e educado.
É bom saber que mesmo não sendo razoável depositar confiança plena em alguém que não se conhece direito, você vem aqui dizer que está disposto a se permitir o engano, se para isso o risco de ousar enfrentar um futuro decepcionante for em benefício da esperança que insiste em se apresentar.
É verdade que eu não tenho a caneta que decide os salários da Corporação, e do Corpo de Bombeiros, mas tenho um grupo de quase quarenta mil homens e mulheres, como disse na postagem, trabalhando para promover segurança e paz, suando e sangrando em benefício do povo fluminense e são essas as credenciais que carrego, ou seja, não é o que sou, ou o que faço, mas os que "os meus" fazem é que me irão tornar uma voz segura em defesa de direitos que conquistaremos com dedicação e renúncia.
A questão salarial merece especial atenção, você diz tão bem.
Merece sim, e eu vou trabalhar muito para que possamos ter sucesso no atingimento de nossas aspirações legais e legítimas.
Não sei quanto terei de sucesso.
Não estou prometendo o que não posso, mas não vou me aconselhar com receios.
Nem posso prometer que qualquer de nós irá trabalhar menos. Seria mentira e não vou querer passar para a história como um velho mentiroso.
Essa é uma jornada que faremos juntos.
Ou não haverá jornada alguma.
Um abraço para ti do seu comandante.

Anônimo disse...

Comandante,
Minha continência.
Acompanhando a sua preocupação de colocar mais policiais nas ruas, claro, com toda a razão e com o apoio da tropa, me pergunto sobre os companheiros que encontram-se em outros órgãos, como CEDAE, DETRO, TRIBUNAIS, PREFEITURAS, PCERJ, entre outros tantos.
Me parece que agora, para ter um policial adido, o órgão tem que pagar por esse policial. Isso a principio resolve o problema do estado, com relação ao erário, mas acredito que não seja correto, pois enquanto isso, o restante da tropa se desdobra em extras, escalas mais "apertadas" e a propria população perde, pois são menos (muito menos) policiais nas ruas (Oficiais e Praças). Acredito que fizemos prova para vestir uma farda e defender a sociedade, e não para outra coisa. Essa é a nossa função. Aproveito para lhe mandar também as continencias de meu pai, já na reserva, que um dia ombreou conosco, e deposita junto de toda a sua tropa a esperança de dias melhores.

PRAÇA BOMBEIRO MILITAR. disse...

SENHOR COMANDANTE,MÁRIO SÉRGIO,MEUS RESPEITO,SEI QUE NÃO TENHO O DIREITO DE LHE PEDIR NADA, POIS SOU BOMBEIRO, MAS INVEJO A PM PELO SEU ATUAL COMANDANTE, VISTO QUE O SENHOR SITOU A MINHA CORPORAÇÃO, GOSTARIA DE PEDIR AO SENHOR QUE NÃO SE ESQUEÇA DOS REFORMADOS, SOMOS MILITARES E TAMBÉM TEMOS FAMÍLIA, JÁ FOMOS HUMILHADOS PELO ESTADO EM NOS TIRAR OS 60% DE TRIÊNIO,O AUXILIO MORADIA E NÃO CUMPRI A LEI 4.157/2003 QUE É CONSTITUICIONAL AOS REFORMADOS POR ACIDENTE EM SERVIÇO, PELO MENOS FOI ISSO QUE O SENHOR GOVERNADOR CABRAL PASSOU A NOSSOS COMPANHEIRO DE CADEIRA DE RODAS, QUANDO ERA O PRESIDENTE DA ALERJ, SITO A LEI 3996/2002, COM O MESMO TEOR QUE FOI SANCIONADA PELA BENEDITA, E OS ARTIGOS VETADOS POR ELA, PROMULGADOS PELA ALERJ PRESIDIDA PELO NOSSO ATUAL GOVERNADOR. A INJUSTIÇA DO PASSADO SEI QUE O SENHOR POUCO PODERÁ FAZER, O QUE REALEMNTE LHE PEÇO É A VALORIZAÇÃO NO PRESENTE, RECEBENDO QUALQUER REAL QUE OS MILITARES DA ATIVA RECEBEREM, O FIM DE TODOS É A INATIVIDADE, ALGUNS CHEGAM LÁ ANTES MESMO DE RECEBER QUALQUER TRIÊNIO, HONRA E FORÇA AO SENHOR COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DESDE JÁ GRATO POR SUA ATENÇÃO Á ESTE PRAÇA BOMBEIRO.
PRAÇA BOMBEIRO MILITAR.

Anônimo disse...

o sr comandante é a esperança da pmerj, não somente do praça, mais sim da policia militar que tanto vem perdendo seu espaço para PCERJ, uma coisa lhe digo hoje a policia vive um momento de grandes esperanças, e já é notorio que os praças apoiam suas atitudes e mudanças que vem fazendo, só se fala no sr, só se fala no cmt mario sergio, viva pmerj, viva a um verdaeiro comandante, realmente surgiu um lider.

juntos somos fortes "juntos"
sd pm 85 milhão

CB PM BARBOSA - DGP disse...

Caro Comandante ,tenho um imenso prazer de poder postar em seu Blog
(Blog do comandante geral da minha corporação),coisa que já mais aconteceu nestes 200 anos de existência da PMERJ.
Também quero parabeniza-lo pelas mudanças que já estão sendo feitas ,e dizer que suas atitudes ,que estão sendo tomadas a cada dia,vem fortalecendo cada vez mais nossas esperanças em uma PMERJ mais forte e melhor ,e que Deus ,que é o Comandante dos Comandante te abençoe e lhe dê força para superar os problemas de cada dia.
Estamos juntos para a batalha.

Segurança Pública disse...

Bem Cel Mário Sérgio, não tenho muito o que falar, até porque já falaram, quero deixar é explícito aqui minha opinião, de que Foi Deus que colocou o Srº no comando de nossa PMERJ. Tenho certeza de que ele sabe o que faz. Toda sorte do mundo para o Srº e com certeza pode contar com a tropa, ela está do lado do Srº. Parabéns pelo livro também, ele é apenas excelente. Obrigado pelo espaço.

Geraldo disse...

Comandante, tenho certeza que no seu comando tudo vai melhorar.

Lamento pal morte do Cabo Enio... mas sabemos que a violência gerou isso.

Fica aqui minha denuncia ao Sr. Sei que aqui irão me escutar.

Sr. Comandante isso foi um comentários que fiz sobre "Coibir bailes funks ilegais"

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/7/comentario/comentario_lista_23307.html

-----------x-----------

"Estou indignado com esses bailes funks Ilegais, esses Bailes Funks vem ocorrendo sem nenhuma fiscalização e intervenção das autoridades policiais.
As autoridades sabem desses bailes, pois eu mesmo já liguei para 190, disque denuncia, colheciono números de protocolos. e nada adiantou, não agem.
Tenho certeza que os filhos do Governador, Prefeito, Deputados, Vereadores e comandante do 16º Batalhão da PM, não escutam essa musica! mais o meu filho é OBRIGADO a escutar, pois essas "musicas" tocaram em altíssimo som até as 06:00 da manhã dos sábados e domingos em meu bairro, cordovil Cidade Alta.
O que a sociedade está esperando para agir? Um exercito de bandidos e traficantes estão se formados através desses bailes como sugere a musica "sou comando vermelho desde piquininim" ou a outra musica que sugere que as meninas tranzem 12hs sem parar.
Crianças e adolescentes estão sendo recrutados aos montes pelos traficantes.
Nesses Bailes de traficantes, meninas são tratadas como "PUTAS" e MENINOS" como recrutas do trafego! Abram os olhos autoridades!!!"

Eu sei que o Sr. tem condições de agir para que esse baile funk acabe aqui na Cidade Alta Cordovil.
O Sr pode ter certeza que os moradores não aprovam os bailes promovido pelos traficantes.

Boa Sorte no seu novo coamando.

Anônimo disse...

Prezado Coronel Mário Sérgio:

Primeiramente, desejo-lhe do fundo do coração, todo o sucesso nesta nova etapa de sua correta e digna carreira. Sei que o cargo não o mudará, mas, temo que "forças superiores", o façam mudar. Mas, tenho a certeza, de que o espírito do bravo e combativo caveira, ainda existe dentro do digno oficial ( NUNCA VI UM COMANDANTE GERAL ACOMPANHAR O ENTERRO DE UM POLICIAL DA FORMA COMO O SENHOR FOI NO CASO DO CABO ÊNIO, QUE CONHECI NO BOPE, FIGURA EDUCADA E SIMPÁTICA ). Coronel, tenho sido testemunha das dificuldades que os policiais (ativos e inativos) e suas viúvas passam todos os dias. O senhor também sabe quais são os problemas. Por favor, enquanto puder, olhe por todos. A realidade tem sido muito cruel com todos ( mais ainda com os praças ). Sei que o senhor não será o "salvador da pátria", longe disso. Queremos apenas, que o nosso comandante LUTE POR UMA PMERJ melhor. Tenha a certeza, de que se isto for feito, nem os polciais, nem os profissionais que trabalham com eles, o deixará sozinho. Tenho muita fé em DEUS coronel, mas, tenho mais ainda, no novo Comandante da nossa briosa PMERJ, que.

DEUS O ABENÇOE E SUA FAMÍLIA

Flavio disse...

Prezado Comandante.
Tenho 8 anos de serviço Público na Polícia Militar e confesso que durante todo esse tempo nunca imaginei que um dia viria um gesto destes vindo de um Comandante Geral. Um comandante. Que no grau máximo de uma hierarquia Militar, fala de um subordinado como se fala de um filho. Uma pessoa, que embora pudesse manter toda distância daqueles que, certamente, serão seus maiores críticos ante os erros e acertos, que só quem os prova é aquele que ousa tentar, prefere agir inversamente, chegando junto a eles, não só para falar, mas também para ouvir. Parabéns! Essa postura realmente é digna de um Comandante.
Gostaria que a mensagem passada por nosso Comandante Geral sobre o Policial Ênio fosse estendida a todos os “Cabos Ênio”, que durante anos tem “tombado” pelo ideal único de servir e proteger. Homens e mulheres, que, mesmo com todas as misérias que a profissão pode oferecer, nunca declinam de sua competência funcional.
Nesta linha, ouso fazer minhas as palavras do Comandante, e que, com espírito de boa sorte e fé no futuro, possamos, em pouco tempo, voltar os olhos ao “passado” e dizer: “combati o bom combate, terminei a carreira, e guardei a fé. Timóeto 4:7”.
Comandante, acredito em mudanças, assim como sei que cada um de nós, do Soldado mais moderno até o último Coronel, terá que contribuir com sua cota parte para que possamos ter uma Polícia Militar melhor para todos. Também sabemos que a “ferida é grande e o remédio é pouco”, mas confiamos nas mãos daquele que o ministra.
Comandante, quando ainda muito pequeno ouvi um senhor, muito idoso, que em tese, já cultivava grande sabedoria dizer: “existem duas formas de se fazer lembrar no futuro. A primeira como “aquele que ousou mudar” e a segunda como “aquele que nada fez”. Esse senhor atendia pelo nome de “Gentileza”.

Flavio Cunha – SdPM
doscunha@gmail.com

Anônimo disse...

Comandante Geral,os policiais que estão tirando serviço nas cabinas blindadas ,estão tendo que tirar serviço fora da Cabina.Então para que serve a blindagem?
Não creio que seja uma ideia do Sr.

Anônimo disse...

TENHO APENAS UM ANO DE POLICIA, SOU DA ULTIMA TURMA QUE SAIU DO CFAP, OS FAMOSOS 85 MILHÃO QUE TANTA TEM COBRADO PELOS SEUS DIREITOS NOS BATALHÕES QUE TRABALHAM, SOU DO BPVE E DIGO UMA COISA AO SR. CREIO COMANDANTE QUE TEM QUE SER VISTO ESTA QUESTÃO DO BASEAMENTO, DA VISIBILIDADE, SOMENTE QUE VIVE ESSE SERVIÇO SABE, AS PERNAS DOE, O PSICOLOGICO EM NÃO SE SENTIR UTIL ATACA, POIS MUITAS DAS VEZES SOMOS COLOCADOS EM LUGARES QUE NEM PASSAM PESSOAS PARA QUE POSSAMOS PROTEGER, EXISTE UMA APREV NA PORTA DO CPOR NA AV BRASIL, AI LHE PERGUNTO COMANDANTE, PRA QUE UMA APREV NA PORTA DO QUARTEL ONDE TEM MILHARES DE FUZIS, AI SOMOS EXPOSTOS A SUPERVISÕES QUE NEM PERGUNTAM SE PRECISAMOS DE UMA AGUA, PARA IR AO BANHEIRO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DE NO MINIMO 2 PESSOAS E ASSIM MESMO AS VEZES MANDAM AGUARDAR, É COMANDANTE ACREDITO MUITO EM SUAS PALAVRAS, SOU MUITO CONFIANTE NO TRABALHO QUE O SR POSSA VIR A EXECUTAR, CREIO QUE A PMERJ IRA VOLTAR A TER SEU DEVIDO VALOR, MAIS NÃO ADIANTA SOMENTE CRITICAR, POR ISSO VENHO PROPROR QUE O BASEAMENTO SEJA DINAMICO COM PERIODO DE BASEAMENTO COMO EM OUTROS BATALHÕES 2 HORAS BASEADOS E 1 HORA RODANDO, CRIANDO ASSIM UM RODIZIO ENTRE AS APREV, COMO PODE UMA AV BRASIL TER APENAS 6 SETORES, COMO PODE COMANDANTE O POLICIAL FICAR EM CIMA DA PASSARELA SEM PODER INFRACIONAR NINGUEM, SENDO HUMILHADO PELOS USUARIOS DA VIA QUE PASSAM NA SELETIVA E AINDA FAZEM SINAS DESRESPEITANDO O POLICIAL, CREIO QUE O POLICIAL NA PASSARELA SOMENTE O DESVALORIZA, CREIO EU COMANDANTE QUE O POLICAMENTO DA AV BRASIL DEVERIA SER ESTUDADO EM CONJUNTO COM OS POLICIAS QUE LÁ ESTÃO A BASTANTE TEMPO E NÃO COLOCAR UM AMAJOR P3 QUE NÃO CONHECE A VIA E COLOCA TODOS BASEADOS INCLUSIVE A APTRAN, O PATAMO, OS SETORES, É COMANDANTE FALTA SÓ A P2 BASEAR, ESTOU NA APREV TODO DIA E O QUE VEJO É GRUPO DE MARGINAIS FORTEMENTE ARMADOS PASSANDO PELA APREV OSTENTANDO ARMAMENTO PESSADO, E NÃO PODEMOS FAZER NADA MUITAS DAS VEZES PASSAM RINDO, O COMANDO DO BPVE TEM COLOCADO NOS 85 MILHÃO PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS EM APREV E AINDA EM SERVIÇOS EXTRAS DANDO APENAS UMA FOLGA NA SEMANA, AS VEZES NOS COLOCAM 12H E POR AI VAI, NÃO CUMPRINDO O REGULAMENTO E NÃO DANDO NOSSA FOLGA NECESSARIA, CREIO QUE O PATRULHAMENTO NA AV BRASIL, NA LINHA AMARELA E VERMELHA TEM QUE SER REVISTO POR QUE JÁ ESTA MAIS DO QUE COMPROVADO QUE BASEAMENTO SO TIRA A VIDA DO POLICIAL, OS AMIGOS QUE SE FORAM QUE OS DIGAM, ENTREI AQUI PARA PARABENIZA-LO E NÃO RECLAMAR MAIS ME DESCULPE SEI QUE O SR NÃO É DEUS MAS SUAS AÇÕES TEM NOS DADO ESPERANÇA E UM POUCO DE MOTIVAÇÃO, ESPERO QUE DEUS TE ILUMINE E QUE O SR CONTINUE ASSIM, JUSTO, ESSA É A PALAVRA QUE DESCREVE O SR PARA MUITOS POLICIAIS, O SR COMANDANTE ESTA SENDO JUSTO, MEUS PARABENS PELA DETERMINAÇÃO E ME DESCULPE PELAS CRITICAS MAS APREV, 12H PARADO SO ACABA COM A SAUDE DO POLICIAL EM NADA RESOLVE, SO QUEM TRABALHA SABE.QUE DEUS LHE ABENÇOE
"SD PM 85 MILHÃO

Anônimo disse...

meu comandante!ler suas postagens so emgrandecem o meu saber,pois sao de uma sabedoria enorme,transparencia e conseguem transmitir ao seus leitores de forma clara,simples e objetiva;
esta sendo depositado no sr uma gama muito grande de esperança de renovaçao de mundanças,mediante o que a familia pmerj necessita,es um bravo so de tentar!!!o sucesso e consequencia,porem acraditamos!!!!!

espero poder aprender ainda mais com suas postagens e com tudo aquilo que pode me ensinar durante sua passagem como CG,estarei aqui no 29 bpm,minha casa que amo tanto,torcendo pelas mudanças e fazendo a minha parte de melhor forma possivel!!!
na minha pequena sabedoria darei uma opiniao:VIVA SUA VIDA COMO A DE UM SAMURAI GUERREIRO,ONDE A FE,HONRA E LEALDADE SAO LEMAS SEGUIDOS ATE PERANTE SUA MORTE!!!!!! DEUS ILUMINE AO SR E SUA FAMILIA E NAO NOS DESAMPARE!!!!
PRAÇA DO 29 BPM PEDE APOIO.

Policial Militar disse...

Caro Comandante!!

Pude ver em sua postagem que está preocupado com a situação salarial da corporação, porém não detém o poder de mudá-la, mas se o senhor me permitir gostaria de colocar alguns fatores que na minha modesta opinião poderiam ser solucionadas de forma rápida.

- Todas as forças policiais que atuam em nosso estado permitem aos seus policiais o acautelamento de armas de porte, exceto nossa PMERJ. Sei que a preocupaçao com o desvio de conduta existe, porém lembro que não podemos prejudicar os que trabalham de forma correta e não possuem condições para a aquisição de armamento próprio, ou são obrigados a portar uma .380 que todos nós sabemos não se tratar de uma arma muito eficiente. Alguns vão dizer, mas a .40 foi autorizada, eu sei mas e o valor? Além do fato do tempo que demora pra ser entregue. Por isso acho que o senhor poderia autorizar ao PM que quisesse acautelar uma .40 da corporação.

- O rancho é uma modalidade de alimentação retrógrada, acredito que seria muito mais salutar para a tropa o pagamento de vale refeição.

- A mudança no RDPM, haja vista a sua total desconformidade com a nossa Constituição de 88, bem como os demais regulamentos que norteiam a vida policial militar, para se enquadrarem à citada Carta Magna.

- A promoção de praças e oficiais com utilização do critério de capacidade intelectual, já que hoje temos sargentos quase analfabetos e Oficiais Superiores idem.

Claro que existem várias outras sugestões mas para não me tornar demasiadamene prolixo deixo para posteriori.

Caso o senhor não ache abuso um subordinado opinar sobra a corporação ao seu Comandante, gostaria de ser respondido.

Obrigado e muita boa sorte no Comando da Briosa.

Mário Sérgio de Brito Duarte disse...

Prezados companheiros de farda.

Algumas das questões aqui levantadas, eu já adiantei em exibir como minha pretensão no blog "Praças da PMERJ", sendo publicada, analisada por Mônica e comentada pelos leitores.
Outros pontos nós iremos tratar nas reuniões que pretendo fazer com os representantes do círculos, consoante foi publicado no bol PM de ontem.
Um abraço de seu Comandante.

Anônimo disse...

BOA NOITE SRº COMANDANTE, NO QUE DIZ AOS BAILES FUNKS ESTOU DEACORDO,POIS AQUI NA CIDADE ALTA ESTÁ FALTANDO POLICIAMENTO E OBAILE ESTÁ COMENDO SOLTO,TODA SEXTA-FEIRA TEM UM CARRO BRANCO DE PLACA NÃO ANOTADA,QUE FICA ENFRENTE AO EDIFICIO CATETE NA RUA PONTO CHIQUE FAZENDO APOLOGIA AO CRIME ATÉ AS ALTAS HORAS DA MADRUGADA,COM VARIOS JOVENS SE DROGANDO E O SEXO COMENDO SOLTO,POR FAVOR TOME PROVIDENCIAS.ANGELA BRASÃO.

Anônimo disse...

SR. COMANDANTE VENHO POR MEIO DESTA PARABENIZA-LO PELO CARGO E APROVEITANDO PARA DIZER QUE SE O POLICIAL TIVER QUE TIRAR EXTRA A FIM DE CONCRETIZAR OPERAÇÕES CAÇA A ASSASSINOS DE PPMM NÃO SERIA EXTRA SERIA PRAZER,MAIS O QUE VEJO SÃO EXTRAS DESNECESSÁRIO QUE COM POUCO DE PLANEJAMENTO NÃO TERIA. SE O POLICIAL TIVER ALGUM BENEFICIO INDIRETO COMO MELHORIAS EM NOSSO HCPM,POIS, DEMORA 3H NA EMERGENCIA POR FALTA DE MÉDICOS E NÃO CONSEGUE MARCAR CONSULTAS.

Anônimo disse...

cont...
sobre beneficios indiretos descontos em escolas, creches etc..
seria interessante pois,nós pensamos sempre em dar o melhor para nossos filhos e conseguindo a auto estima elevaria e o AUMENTO SALARIAL não viraria bola de neve.
agradeço a oportunidade
juntos na inovação e melhorias. em continencias.............

JOSÉ SANTOS disse...

Senhor Comandante
Não tenho muito o que comentar, pois companheiros já o fizeram, mas sempre estive atento a tudo que acontece na PMERJ, mesmo na inatividade, meus parentes até reclamam, porém sempre digo-lhes, sou policial militar por pura vocação, pois sou egresso do Exército Brasileiro, onde servir por seis anos e digo com todo orgulho, pela primeira vez a PM tem um verdadeiro e completo comandante, pois até agora vossa senhoria tem demonstrado a sua preocupação com todos os níveis hierárquicos da corporação e tem mais, estais ladeado de oficiais de alto gabarito, como passo a citar: conheci o Sr Cel Milan, quando ele veio fazer exames numa clínica onde presto serviços aqui em Madureira e fiquei surpreso da sua educação e senso humanitário, inclusive a sua vinda aqui na clínica foi comentada por todos os funcionários, os quais ficaram pasmos pela forma educada e cortês com que o Sr Cel Milan tratou todos; Sr Cel Álvaro, o conheço através da mídia e o mesmo demonstra uma capacidade extraordinária em executar a sua missão, totalmente seguro e destemido, portanto vossa senhoria está de parabéns por ter ao seu lado oficiais desse gabarito. Quanto ao policiamento ostensivo, gostaria de dizer que o mesmo já é sentido em grande escala e já é alvo de elogios da população. Encerro dizendo que o seu blog tornou-se um canal de comunicação muito importante sendo observado um nível de postagem de alto nível e repito, todos buscando o total respeito a disciplina e hierarquia, coisa jamais vista na história conhecida da PM, pois antes, todos ficavam temerosos em enviar qualquer comentário, sugestão ou elogio aos ex-comandantes.
Bom comandado e que o Grande Arquiteto do Universo, continue iluminando a sua privilegiada mente.
Respeitosamente.

Anônimo disse...

Meu cmdt,tenho visto muitas reclamações sobre o comando do 29 bpm,(não sou de lá), será que não convém ver o que está havendo lá? Muita insatisfação assim pode ser um mal sinal...

Anônimo disse...

Caro cmt,
Tenho pouco tempo de policia, tres anos mas nesse pouco tempo sofri tanto qnto um policial antigo pois a minha cabeça e muito madura e capaz de entender rapido o por que das coisas.
Tem hora q chego a pensar que está tudo acabado porem respiro e continuo a sonhar com o dia que nos pms seremos reconhecidos como policiais, nao ingressei na pm para ficar rico, tenho um ideal uma filosofia de vida nao compreendida por muitos.
Hoje moro na com meus pais sendo que minha noiva está aqui junto comigo todo mundo debaixo do mesmo teto pois honestamente nao tem como eu comprar uma casa ou entao pagar um aluguel em uma area que nao seja de grande risco, isso mesmo contando com a segurança que faço para um empresario.Outro dia estive analizando sobre as coisas que sao indispensaveis para um policial como eu que vai em cima da criminalidade sem qualquer receio e tirei algumas conclusoes...
Pagamos para sermos policiais, nossas despesas com itens fundamentais sao muito maiores do q nossos ganhos, arma,muniçao,conduçao,alimentaçao, saude e moradia.
Eu nao entendo como um ser humano psicologicamente saudavel possa ser um policial honesto deve ser por isso que hj depois de apenas tres anos de pmerj faço uso diario de um remedio controlado contra depressao e insonia.È dificil cobrar desses soldados honestidade e copetencia já que muitos acham nos bicos o seu reconhecimento, nao sei se todos usam como pretexto para se corromper mas escutei de muitos colegas quando o Sr assumiu o comando, q estavam doidos para q ocorrecem essas mudanças que assim eles iam levar tudo para dura, acredite muitos roubam por necessidade mesmo!O salario de um SD é muito pouco!Comandadnte o sr nunca foi meu comandante direto mas me parece diferente do que vi até agora, nao nos deixe só, nao queremos milagres do Sr, sabemos q comando geral é complicado e nem sempre as "ideias" partem do Sr, mas seja um idealista continue prezando por tudo aquilo q sempre foi seu, saiba que se amanha vc for exonerado vc tera milhares de pessoas que acreditam e sabem do seu valor nao se venda nem se sujeite a politicas sujas. Se lutar por nos concerteza será reconhecido e lutaremos pelo Sr, nunca será esquecido!!Nao será mais cmt geral, todos seus valores serao reconcidos nao se intimide vá a luta q teras um batalhao de milhares de homens junto de vc, nao espero milagres só nao quero decepçao.
Comandante a pmerj precisa de homens com ideais e acreditamos no Sr, isso está explicito até mesmo no rosto dos Sargentos mais antigos da minha unidade vc foi a luz no fim do tunel, e estamos correndo em sentido a ela acreditando ser a saida e nao o trem.
nao precisa postar esse comentario é apenas para o conhecimento do Sr, e desculpe as incoerencias e confusoes no texto é q como o senhor eu quando vou ´postar algo já estou brigando com o sono...

Flavio disse...

Bom dia.
Presente na 1ª CONSEG, realizada no Clube Monte Líbano – RJ, evento pouco, ou nada comentado dentro da nossa corporação, o que, certamente explica a pequena representação da mesma no referido evento, onde contávamos com cerca de uns 67 Policiais Militares. Já outras corporações, não policiais, como as Guardas Municipais, tiveram uma participação bem mais efetiva, o que, de certa forma ajudou muito na aprovação de alguns princípios que certamente irão modificar significativamente a vida desses profissionais.
Outro fator que pude observar foi um não entrosamento nas pretensões dos que ali estavam, pois, enquanto alguns policiais pretendiam mudanças extremas: Fim do Militarismo; mudanças nos PADs etc, outros defendiam interesses mais pessoais... Como podemos observar, essa participação ínfima de nossa corporação poderá ter um efeito nada agradável em um futuro bem próximo, pois ao que tudo indica o Governo Federal tem um desejo muito grande de realizar mudanças significativas dentro do Organismo Policial em âmbito nacional, e em assim sendo, acredito que deveríamos ter tido uma participação mais significativa, além de mais entrosada, pois, a meu ver perdemos grande oportunidade de opinar em algo que, futuramente irá atingir diretamente em nossas vidas. Pena!
Comandante, espero muito que a próxima CONSEG, que irão ocorrer dentro das corporações tenha uma participação mais efetiva dos membros da nossa PMERJ, e que, os interesses estejam mais “entrosados”.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de debater um assunto que foi bem discutido em minha sala de estudos, a feitura do Termo circunstanciado pelos demais Órgãos Policiais, desvinculando assim a confecção do mesmo a apreciação da Autoridade Policial.
Posicionamentos à parte, (só para deixar claro, sou à favor da confecção pela Polícia Militar e PRF), acho que deveríamos avaliar o seguinte. Se a PMERJ for autorizada a confeccionar o referido TC, estariam nossos Policiais (praças e oficiais), aptos a avaliar uma situação onde fosse o caso de aplicação da lei 9.099/95? Será que antes de discutirmos esse assunto não deveríamos debater a mudança em nosso processo seletivo? Hoje, exigir apenas conhecimento em Português e Matemática para o preenchimento de nosso quadro de Policiais, não já está mais que ultrapassado? Já não é chegada a hora de exigir-se conhecimento em Direito, a exemplo das demais policias, que assim já o fazem?
Comandante, o saber não ocupa espaço! O conhecimento que o candidato iria adquirir em seus estudos para o certame, esse conhecimento jamais iria ser retirado deste, e certamente iria se potencializar ao ministrado em seu curso de formação.
Há muito venho enviando mensagens solicitando que seja revisado o processo seletivo da PMERJ, pois sempre defendi o Estudo dentro de nossa Corporação, por acreditar que a partir dele poderemos mudar muitas coisas dentro de nossa corporação.
Um abraço a todos.

Flavio Cunha – Sd PM
doscunha@gmail.com

Anônimo disse...

Sr. Comandante Geral,como todos que aqui postaram, gostaria de deixar minhas saudações pelo novo recomeço da PMERJ com o Sr. no comando dessa nova era, contudo preciso explicitar algumas coisas a respeito de minha curta passagem pela ativa da Briosa, sempre trabalhei nos piores serviços de meu BTL,pois nunca achei correto pagar para trabalhar e me conformei com isso, mas sofri um grande golpe quando fui transferido de BTL pelo fato de ser "descamisado" e não "acertar" com o administrativo de minha OPM, contudo essas coisas são águas passadas,pois estudei um pouco e tive outras oportunidades na vida.
Gostaria de pedir para o senhor que desenvolvesse uma mudança no famigerado R16 e que somente os Praças com alterações em sua fichas disciplinares fossem punidos com as transferências de OPM.
Passei 4 anos sob o comando do saudoso coronel Francisco Dambrósio e ele usava deste expediente para punir os que cometiam infraçoes reiteradamente e acredito que essa fórmula adotada premiava os corretos e punia os faltosos, então meu nobre Comandante, gostaria de ver justiça nas movimentações de OPM e assim premiar aqueles que realmente cumprem o seu dever. Muitas felicidades e que o Sr. tenha sabedoria para administrar essa caixa de Pandora que é a PMERJ.
72 mil RNM.

Anônimo disse...

Boa Noite comandante.

Gostaria que o Sr desse sua opinião sobre as punições sobre Licenciamento EX- Oficio de praças que nem sequer foram ouvidos em juizo,Sera que estás arbitrariedades iram continuar?
Como podem os comandantes invocar o pudonor se os mesmos em muitas vezes nem chegaram a ser ouvidos em juizo e quando são ja estão excluidos da corporação?
acho que os casos tem que ser tratados com o minimo de cautela pois alguns comandantes usam deste artifio para passar um falso moralismo perante a tropa.

Mônica Reis disse...

Cel Mário Sérgio, eu realmente gostaria que as pessoas de nossa cidade entendessem que os nossos problemas de segurança não começaram ontem, não são simples, não tem uma única solução e entre estas, a ação policial embora importante é apenas uma parte, que o policiamento, por melhor que seja, não vai dar conta de impedir a existência de delitos, e sobretudo, que não há mágica, nem mágicos. O sr. talvez esteja oferecendo mais do que o seu trabalho, talvez oferecendo a própria saúde, não para "resolver" num passe de mágica, agora e para todo o sempre os nossos graves e profundos problemas de segurança, mas para fazer o melhor que for possível, para avançar alguns passos no front contra a violência, contra os violentos, contra os que teimam em destruir tantas vidas. Vidas como o do policial Enio.
Cel. os que esperam um prestidigitador que pela ação de uma das mãos, num passe de mágica, faça desaparecer toda a violência, e no abrir da outra mão apresente salários nababescos para a corporação, talvez fiquem decepcionados. Os que como eu, esperam um Cte honrado, trabalhador, inteligente, esforçado para cumprir da melhor forma sua missão, estes estão tranquilos, o sr está no comando.

Anônimo disse...

Prezado Coronel Mário:

É um conforto termos um comandante/filósofo em nossa PM. Digo isso sem ironias, pois a filosofia e o humanismo sempre andam juntas. E o conceito de "humanismo" que compartilho é o de tudo aquilo que nos impede de agirmos conforme as bestas-feras que todos somos por origem natural.

Lógico que grande parte da população de nossa cidade, onde me incluo, deseja um combate mais efetivo à criminalidade, porém que tenha caráter duradouro e não apenas de ações pontuais com elevado grau de violência parte a parte, o que só gera mais violência e pânico na população.

Claro que também estamos do lado da PM e não dos marginais, e sentimos igualmente a perda de oficias valorosos no combate ao crime, como relatado aqui.

Por isso, ao mesmo tempo em que não concordamos com a lei da chibata e da pena de morte sumária, instrumentos há muito rechaçados pelas sociedades moralmente desenvolvidas, não compartilhamos com aqueles que se travestem de características humanitárias tratando os atos bandidos quase como um direito advindo de um débito social que só se paga com a leniência em seu combate.

Não é uma coisa nem outra. E aí, justamente, o seu grande desafio e de onde vem o meu conforto acima mencionado, pois é numa polícia com raízes humanitárias que reside, não a eliminação da violência pois ela tem causas diversas, mas um caminho seguro para redirecionar boa parte da marginalidade à convivência social.

Uma última observação diz respeito ao caráter ideológico às vezes manifestado em seu blog, opondo marxistas, adamsmistas etc. Nenhuma idelogia preconiza ou incentiva a violência, a não ser em casos de defesa de direitos usurpados da sociedade, como o Sr. deve saber, isso valendo desde as idéias iluministas do passado remoto. Aqueles, pois, que defendem a violência ou os atos violentos per si, não o fazem por ideologia, mas por mera deficiência mental adquirida sabe Deus aonde e como em sua vida.

Mario disse...

Prezado Comandante,

Sou eu de novo, Cabo Mário Taqueus (pseudônimo), que tenho me correspondido com o senhor via e-mail.
Vou deixar uma sugestão, com relação as denuncias sobre alguns batalhões.
Por que o Senhor não faz, durante algum tempo, um Comando Itinerante, ficando "baseado" durante 4 (quatro) dias em cada OPM da corporação, começando com o 1º BPM indo até o 39º BPM e depois nas outras OPMs, tais como: BPVE, BOPE, HCPM, etc ...
Digo 4 (quatro) dias, para que pegue todas as alas, sem que ninguém tenha que fazer hora extra de graça.
Durante estes 4 (quatro) dias, o Senhor poderia fazer um pequeno discurso sobre suas intenções para conosco e escutar os anseios da tropa, seja verbalmente, seja através de um questionário, que eu mesmo estou me comprometendo em viabilizá-lo e mandar-lhe via e-mail !!!

Anônimo disse...

Saudações Comandante!!!

Sabemos que muitas coisas que desejamos não dependem somente da sua boa vontade em resolver, infelizmente depende do Governador e da ALERJ, mas peço que o Senhor resolva de imediato o que está ao seu alcance:
ESCALA DE SERVIÇO
Só depende de uma assinatura sua, as 4 alas já existem, é só mudar pra 24x72;
FIM DO RANCHO
Já passou da hora desse rancho acabar, a desculpa eram as VTR, mas e agora?
FIM DOS PBs
Tem que acabar com os alvos vivos em que fomos transformados, se realmente for necessário uma VTR 24 horas no local, instale então uma cabine blindada;
FIM DAS COVARDES TRANSFERENCIAS
Coronel, transferência virou punição para aqueles que não aceitam o SISTEMA;
FIM DA CORRUPÇÃO INTERNA
O Salario já está baixo, como sobreviver tendo que pagar farda, comida, lanche, transporte e ainda ter que pagar pelo SERVIÇO, por FÉRIAS, REQUERIMENTOS, L.E. isso tem que acabar!!!

SGT54000 disse...

Ilmo Sr. cmt geral, não o conheço pessoalmente mas o soar de seu nome como novo lider de nossas fileiras externou-se no corpo da tropa uma esperança renovada como ao longo de meus 20 anos de policia não tinha tido oportunidade de partilhar. E é inebriante ver profissionais que na verdade hoje têem tâo pouco para comemorar sonhando com estas possiveis melhorias. Como lhe disse anteriormente não o conheço, porem, tanto eu quanto minha esposa que tambem é policial tivemos a oportunidade de trabalhar durante longo periodo com sua esposa e como se diz no jargão popular ''diga-me com quem andas...'', logo entendo que o Sr. se faz digno desta confiânça que lhe esta sendo outorgada.
Por favor use de sua infuência para conseguir mudar algumas idéias errõneas como atos politiqueiros internos a corporação, o de mal uso do efetivo em proveito próprio, o extravasar de horários em turnos desnecessários, e se possível como um visionario que é, oriente as novos e prestimosos cmts de unidades a reeditarem as solenidades que enalteciam aos bons policiais por seus feitos em favor da sociedade, entendo eu que tal atitude faz revigorar os brios da tropa, o espírito de corpo e integra a sociedade a policia atraves dos bons exemplos mostrados.
Perturbando-lhe ainda, por favor, tente promover uma melhora radical na qualificação dos nossos profissionais ( em todas as instãncias, O POLICIAL VALE O QUE ELE CONHECE, tenha a sí mesmo como exemplo disso e lembre-se sempre que ser autoridade de fato não é facil para qualquer um retirado do meio da sociedade, com a consciência plena do dever a se cumprir, e conciência esta superior ao conhecer juridico e ao proprio saber. meu muito obrigado.

Anônimo disse...

Boa noite!
É acertada a decisão de revermos a capacitação dos Policiais Militares, assim como também é urgente uma revisão em nosso processo seletivo.
Hoje em todas as policias existe um processo seletivo bem superior ao da Polícia Militar. Nossa seleção consta de um conhecimento básico em português e matemática, onde, na prática, fica bem aquém do necessário para uma boa atuação nas Ruas da cidade. Também devemos considerar que o conhecimento nunca é demais, e, quando um candidato inicia seus estudos visando uma das vagas oferecidas para o cargo, o mesmo concentra seus estudos em uma gama de assuntos, e que, esse conhecimento, somado ao ministrado em seu curso de formação irá auxiliar e muito em sua missão diária, tanto na condução legítima de uma ocorrência policial, bem como no auxílio ao cidadão nas informações e orientações, levando a uma maior credibilidade no profissional operador de segurança Pública.
Comandante, tenho oito anos de serviço Público prestados a PMERJ, e em toda minha vida profissional, e sempre que posso tento orientá-los para que não se coloquem em situação desconfortável quando da condução de uma ocorrência, pois como Policial que sou sei das dificuldades que encontramos nas Ruas e nas mais diversas ocorrências que encontramos em nosso dia a dia.
Sugiro que seja exigido em nosso processo seletivo matérias concernentes a: CRFB (Art. 5º e 37), CP, CPP ( 1º ao 9º), Lei de abuso de autoridade, Armas, ECA , idoso e Mª da Penha, Declaração Universal do Dir do Homem e informática. Bem como o Estatuto da PMERJ e RDPM ,pois ainda hoje encontramos muitos policiais que, se quer, conhecem os referidos ordenamentos.

Um abraço e minhas continências.
Flavio Cunha – SdPM
doscunha@gmail.com

carlos disse...

Senhor Comandante, temos a ciência de que o senhor realmente não é o dono da caneta que vai assinar um dia não sabemos quando o nosso tão sonhado e merecido aumento, mas por enquanto já que não vem aumento, não nos tire nossas escalas, que sem elas nossa sobrevivência se tornará impossivel. Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Meu Comandante!

Que os bons Espíritos continuem te iluminando na Senda do Bem. E lembre-se sempre que achar que suas forças diminuem ou são em vão:

JESUS CARREGOU UMA CRUZ E FOI CRUCIFICADO NA MESMA, SEM LAMENTAR E PEDINDO PERDÃO PELOS IGNORANTES QUE O ALI COLOCARAM.

Temos muitas esperança no senhor, pois Deus é muito sábio e justo, já que Ele te guiou até aqui é porque acredita que o senhor Cel Mário Sérgio conseguirá carregar essa Cruz chamada PMERJ com toda a Glória que te foi confiada. Assim levando seus comandados e colegas de armas a fazerem o mesmo sem lamentar!

Que Deus te abençoe e envie os Bons Espíritos para proteger a tu, tua família e aqueles que trabalham ao teu redor em apoio nessa empreitada de trazer a Luz a nossa Briosa.

SD PM 81.000

Anônimo disse...

Caro senhor
É com grande satisfação, que venho lhe parabenizar pelo seu interesse para com a tropa. Tenho certeza que será um ótimo Comandante, precisávamos de você.
Sr Cel peço lhe a ajuda com relação aos policiais que moram no interior do Estado, e estão sendo obrigados a trabalhar na capital por 08 anos, estão morando durante a semana nos batalhões, indo para casa apenas nos finais de semana, e mesmo assim perdendo 15:00horas de viagens "ida e volta", sem contar com as altas despesas e o abalo psicológico dos familiares. Caro comandante, tiveram dois concursos com varias vagas para o interior, e nos obrigam a ficar na capital...
Agradeço pela atenção e compreensão!!!

Silvia Gomes disse...

Coronel Mário Sérgio,
Sou esposa de um cabo da PMERJ e também sou blogueira, tenho visitado vários blogs e lido bastante a respeito de suas idéias, aqui em casa ficamos bastante esperançosos com a mudança, sabemos que a questão de aumento salarial depende do governador e que ele não é lá muito simpático à idéia, mas a mudança no RDPM e na cultura de que praça só aprende apanhando e sendo preso pode (e deve) partir do senhor. Ouvi muitas coisas boas a seu respeito e essa sua postagem homenageando o cabo Enio me faz crer que, realmente, o senhor respeita o praça e não compactua da idéia de que quem gosta de praça é pombo. Nós da família policial militar aguardamos com ansiedade a revisão das escalas, o fim das penas de privação de liberdade (salvo em flagrante delito ou mandado judicial) e o fim do rancho, pois precisamos ter a certeza que nossos maridos, filhos e pais terão mais tempo conosco, que trabalharão sem medo de serem punidos "por nada" e se alimentarão com dignidade. Agradeço sua atenção e lhe desejo um excelente comando, iluminado por Deus e muito bem guiado lá do alto.

Sgt Mário - 37º BPM disse...

Caro Comandante é com prazer que presto minha continência ao senhor. Desejo ao senhor sucesso nesta nova empreitada. Parabéns pelas novas mudanças.Que Deus esteja lhe abençoando e protegendo, pois o senhor já é de longe o melhor CG da PMERJ.

Anônimo disse...

Cel Mário Sérgio. venho através dessa mensagem desejar ao senhor toda sorte do mundo e que o senhor venha ser o melhor comandante da PMERJ.Queria tbm fazer um pedido um desabafo pois acho uma injustiça para com os candidatos de baixa estatura Que queiram ingressar na PMERJ. pois a altura Mínima é de 1,68, uma estatura considerada normal, mais que para muitos Candidatos Impossível por terem baixa estatura.Isso é uma discriminação pois o Candidato que tem uma estatura maior, não é melhor que o outro por ele ser mais Baixo. Até porque temos Varios exemplos de Generais de Exército, Brigadeiros, Coroneis Fuzileiros, de baixa estatura que chegaram ao Posto máximo das forças Armadas. Eu mesmo sou de baixa estatura e Servi ao Exército Brasileiro e fui um ótimo soldado, Meu pai é da PMERJ e é de baixa estatura, na Polícia Militar de Minas Gerais a Altura Mínima é de 1,60 e possui ótimos Policias Militares, porisso peço ao Senhor que Reveja carinhosamente o edital da PMERJ, para que muitos Candidatos Como eu que tem o sonho de ser Policial Militar possa Realizar seus sonhos. E olha que eu ja quase realizei o meu, pois passei no concurso de SD PMERJ 2008, mais fiquei Reprovado no Exame Antopométrico, fazendo assim meu sonho não se realizar. Tenho Certeza que o senhor fará algo por Nós. Desde já agradeço. Thiago Silva e-mail ocarioca21@hotmail.com

Elton disse...

Comandante, tive a oportunidade de ser seu comandado na APM em 2004 e hoje vivemos um novo tempo em nossa corporação, tempo de renovação de pensamento, de maneiras de agir e conduzir uma instituição que há muito tempo merecia ser tratada como empresa publica que tem como cliente o cidadão fluminense e dessa forma ter sua atuação otimizada por seus gestores.
Um choque de gestão é necessario, reações adversas surgirão, alguns serão contrários as mudanças dizendo serem coisas de sociólogos, filósofos ou policiologos, mas não podemos mais atuarmos em uma polícia conduzida a imagem e semelhança da PMRJ ou PMEG das decadas de 60 ou 70. Que as mudanças sejam bem recebidas e possam melhorar nossa imagem perante nosso cliente, que sómos nós mesmos.
Força e Fé.
Elton Costa Gomes - 1° Tenente PM

claudia disse...

CEL MARIO SÉRGIO QUE O SENHOR DEUS LHE CAPACITE COM BOM SENSO E DIREÇÃO.NÃO AGUENTAMOS MAIS TANTA VIOLÊNCIA UM RIO DE JANEIRO DESCABIDO E SEM DIREÇÃO,BOA SORTE,POIS ESTAMOS PRECISANDO !!!!!!

Anônimo disse...

Caro Comandante, oque adiantou acabar com as aptrans, os comandantes de unidades simplesmente trocaram o equipamento branco pelo preto e estão mantendo o mesmo policiamento, so que de forma disfarçada, émelhor o senhor apertar mais para assim acabar com estetipo de corrupção na PMERJ.
Outro pontoéo numerocrescentede policiais que estãopegando IFP no hcpm, bastarolhar os boletinsque o senhor vai verificar como estacrescendoo numero de policiaispegando IFP, canso de ver policais que estão coM IFP de coluna fazendo musculação,correndo,jogando bola,etc....., enquanto isto variospoliciais que realmente estão com problemas de saude nãoconseguem pegar IFP ou LTS no HCPM, o mesmo caso doIFP ocorre com a LTS, existem muitos com LTS que estão executando todo tipo de trabalho na vida civil mais quando é para trabalharem na corporação estão sempre doentes, é melhor o senhor dar uma passadinha pelo HCPM. Infelizmente não posso me identificar pois senão correrei riscos, se pudesse lhe mostraria muitasprovas desses fatos.

Mário Sérgio de Brito Duarte disse...

Prezados Comentaristas
Demorei um pouco mais a publicar as opiniões, felicitações e sugestões do nobres visitantes deste espaço, por motivo de tempo, como podem supor.
Para todas as pessoas que postaram com votos de felicidade no comando geral, como o soldado Flavio Cunha, O Praça Bombeiro Militar, o Sd 85 milhão, o Cb Barbosa, O ePública, o Geraldo O Policia Militar, o José santos, A Drª Mônica, O Mário, O SGT 54.000, O Carlos, O Sgt Mário do 37º BPM, a Silvia Gomes, o Tenente Elton e a Claudia e o Praça do 29º, agradeço-lhes verdadeiramente o apreço e a deferência especial expressos em suas palavras.
Quanto as sugestões apresentadas todas são bem-vindas.
Não pô-las em prática não significa que não serão analisadas.
Todas serão.
Uma já será posta em prática, a apresentada pelo Sd Flávio Cunha sobre o processo seletivo.
Isso mesmo Flávio, nossa seleção está desfocada quanto ao perfil sócio-intelectual que se requer de um PM. A matemática talvez não seja a ferramenta de abstração mais adequada para quem deve interpretar e "revolver" fenômenos sociais.
Sobre creches, vamos construí-las sim. Já determinei que a major Viviane que faça um diagnóstico de necessidades para iniciarmos o processo de escolha de local e captação de recursos para construção e custeio.
Quanto ao Comando Itinerante, ótima idéia. Fou fazê-lo. Se não no modêlo sugerido, de outro modo.
Sobre os critério antropométricos, vamos revê-los. Não estou garantindo mudanças, mas vamos analisar o do Thiago Silva.
Bem, há muitas outras coisas, mas tratamos numa próxima oportunidade.
Um abraço a todos.

SD LUIZ disse...

Minha continência Cel
É com grande satisfação, que venho lhe parabenizar pelo seu interesse para com a tropa. Tenho certeza que será um ótimo Comandante, precisávamos de você.
Sr Cel peço lhe a ajuda com relação aos policiais que moram no interior do Estado, e estão sendo obrigados a trabalhar na capital por 08 anos, estão morando durante a semana nos batalhões, indo para casa apenas nos finais de semana, e mesmo assim perdendo cerca de 16:00 horas de viagens "ida e volta", sem contar com as altas despesas com transporte que giram em torno de até R$800,00, e o abalo psicológico de nossos dependentes que ficam dias sem a base da familia. Caro comandante, tiveram dois concursos com varias vagas para o interior e não nos aproveitaram, e nos obrigam a ficar na capital. Estamos porque gostamos da corporação, mas cada dia que passa fica menos inviável nossa presença. Chegamos a pensar que não somos bem vindos, pois qual o por que de tanta dificuldade???

Agradeço pela atenção e compreensão!

Anônimo disse...

Sr.Cel CG,
O colega da P/1 da minha Unidade informou que a ESCALA da Comissão Representativa dos Círculos Hierárquicos havia saído e, imediatamente perguntei, Escala? Quando foi feita a eleição pelos pares? E o colega da caserna disse:Não, não foi feita, simplesmente o nosso Comandante DECIDIU QUEM VAI. O que achei estranho, pois foi publicado no BOL.PM nº008 de 17 de julho de 2009,pág. nº 33 uma Determinação do Sr. Cel.Comandante Geral que os integrantes da referida Comissão deveriam ser escolhidos pelos seus próprios pares. E então voltei a perguntar, como pode isso? O nosso Comandante da Unidade, agora virou representante de todos os Círculos Hierárquicos? Quando fui procurar me inteirar melhor de como foi feita a escolha, me foi dito por um Oficial:" acho melhor você deixar as coisas ficarem como estão, foi decidido assim e assim que vai ficar". Com medo de represalias e covardias (que sabemos que existe) resolvemos nos calar. Ficamos decepcionados com essa situação sei que o nosso Comandante, Cel.Mario Sergio, quer fazer o melhor e ouvir não somente os Oficiais, mais também os praças, uma situação jamais vista em nossa Corporação. Às vezes fico sem esperança que as coisas mudem, já que nem uma Determinação do Sr. Cel. Comandante Geral está sendo cumprida.

Anônimo disse...

Caro Comandante, desculpe ter que me utilizar deste canal para resolver um problema tão pequeno, mas como não temos em quem confiar, venho me valer deste canal.

Gostaria que soubesse o que está ocorrendo dentro dos batalhões, no concernente a comissão que o senhor pretende criar. Alguns batalhões não estão respeitando sua determinação de se realizar uma eleição para que os praças tenham um representante legitimo, e estão escolhendo seus "pupilos", verdeiros cupichas, que levarão, não propostas dos seus pares, mas sim dos seus "chefes". Por favor, veja isso.

O 22º BPM, 14º BPM, 9ºBPM e outros...Veja isso por favor... Não precisa publicar essa mensagem.

Obrigado.

Sub Ten PM RG XX.XXX disse...

Sr. comandante, minha continência. Gostaria de lhe pedir que postasse uma matéria esclarecendo suas ideias a curto, médio e longo prazo na sua gestão. Muitos são os boatos, o estado é muito grande, são muitos batalhões e mesmo sem querer surgem boatos que não demoram viram fofocas, e aí tudo fica complicado.
Sei muito bem que existe um órgão oficial de comunicação na PMERJ que é o bol, mas sabemos também que estamos vivendo um momento privilegiado na corporação que é o fato de podermos nos dirigir diretamente ao CG e ele nos responde, uma canal de comunicação atualizado e moderno que a tecnologia nos possibilita, isso tudo esta sendo muito bom.
Peço-lhe que não abandone este canal de comunicação nunca, que analise todas as postagens e que fique atento as denúncias desta classe tão sofrida, peço-lhe também que nos mostre por este canal suas intenções e desejos para com os seus comandados. Não quero que se sinta forçado a antecipar nada, mas dê uma esperança para nós. Sugiro que faça três listas de ideias a serem postas em prática: Uma a curto prazo, uma a médio e outra a longo prazo. Tenho certeza que isso irá dar ânimo a todos, mostrará um objetivo a ser alcançado, um ideal, uma meta. Sabemos das dificuldades e teremos "alguma" paciência, mas precisamos urgente de um cronograma, algo onde possamos depositar nossas esperanças e acreditar que em prazos mais ou menos determinados teremos melhorias, quais serão e em que ordem virão. Sei que não será fácil para o Sr. fazer estas listas, uma vêz que prometido terá que cumprir, mas, entenda, precisamos ser parceiros e cúmplices nesta luta. Só assim saberemos por que estamos lutando e onde iremos chegar. Precisamos disso. Agradeço e que Deus te abençôe.

Mário Sérgio de Brito Duarte disse...

Prezados companheiros de caserna.
Não creio que tenha sido por descumprimento de ordem que as comissões de círculos foram organizadas indiretamente, ou seja, sem indicação de pares.
Creio que possa ter ocorrido uma falta de procura dos interessados.
Seja como for, ao ler meus e-mails mandei republicar, hoje, a recomendação; mas, lembrem-se, interessados devem explicitar suas vontades aos integrantes do círculo no quartel e ao comando das OPM. Não adianta ficar esperando.
Sobre os planos para o Comando, vou publicá-lo pelo canal informativo da corporação assim que puder.
Um abraço a todos do seu Comandante.

Anônimo disse...

companheiro de armas

Caro Comandante, muitas "fórmulas" de "comando de sucesso" têm lhe sido apresentadas e, muito agradável se mostra o canal de comunicação à nossa disposição colocado, agradeço-lhe.
Respeitosamente, sugiro-lhe, para a solução de um problema pontual, que seja verificado junto à fetranspor a possibilidade de disponibilização de um serviço daquela federação ofertado aos alunos da rede pública de educação; trata-se de um serviço itinerante que permite que os usuários do serviço dirijam-se à locais previamente estabelecidos e operem nesse local a habilitação do vale-transporte eletrônico. Parece-me razoável a apresentação, pelo próprio policial militar, àquela federação, dos documentos comprobatórios de residência, opm de lotação, etc.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Bom dia Sr. Comandante,

Gostaria que o sr. pudesse rever a escala de serviço, pois somos os únicos no Brasil com essa escala terrível, até nossos colegas civis e bombeiros tem uma escala decente, sei que salário não está a seu alcance, mas a escala sim, se puder poste algo a respeito aqui no seu blog. Obrigado.

Anônimo disse...

Como gostaria de postar com meu posto e rg, mas acho que chegaremos um dia a esta condição.
Parabéns por ter galgado tão nobre posto por mérito próprio. Muitas coisas um Comandante Geral pode e deve fazer para melhorar as condições da família policial militar: Uma escala humana, colocar em dia as promoções dos praças e dos oficiais QOA(que só servem para levar a pm nas costas), mas não para serem promovidos; descentralizar a arrecadação do FUSPOM para que o interior tenha seus convênios médicos. Sugerir que se implante um quantia anual (como é em Minas Gerais) para o fardamento para todos os postos e graduações,
Determinar que se divida igualmente e proporcionalmente os recursos da DGAL(INDEPENDENDO DA AMIZADE DO COMANDANTE COM O DIRETOR). Enfim levaria horas para relatar tudo, mas o mais importante é acreditar pelo menos que seremos ouvidos, e que o senhor se quiser pode mudar tudo, naquilo que lhe compete, pois a parte que compete a nós é sermos altamente profissionais, probos, honestos e confiantes. Na realização de pequenas coisas diariamente, nos sentiremos mais realizados e esperançosos. Assim como diz um ditado oriental "O importante é melhorarmos um pouco todo dia, mas sempre". Um bom dia e muita boa sorte no Seu Comando.

CB PM BARBOSA - DGP disse...

Caro Comandante Geral,quero agradecer -te , por reconhecer cada comentário postado em seu blog,e quero te dizer que isto já lhe faz o melhor Comandante de todos os Tempos.Pois é o primeiro que nos permite um contato direto,onde perguntas e sugestões são respondidas.
Quero lembrar-te também sobre um comentário de um colega nosso ,que sugeriu que os requerimentos fossem feitos e enviados por meios eletronicos(E-mail e etc...).
Sou lotado na DGP ,estou adido a Secretária Municipal de Segurança Pública da Prefeitura Queimados,Morando no mesmo
Município.
Nós que somos da baixada e que estamos adidos, e os Policiais da reserva ou reformado cuja unidade é a DGP/DIP ,temos esta dificuldade de locomoção.
Um abraço e bom Comando.

Cb Verdade! disse...

Sr Cel Mário Sérgio, pode pensar que estou contra o nobre CG, mas não estou!
Posto no blog Praças da PMERJ e sempre mantive uma conduta de reivindicação em minhas postagens, feitas geralmente de maneira dura, mas não sem idealismo, não sem vontade de conseguir servir a uma PMERJ melhor! Não estou contra o nobre Cel, muito menos torcendo contra a vossa administração! Pelo contrário desejo que tenha sucesso, sei que é um cara honesto e sempre educado com todos, fato raro entre nossos Cel!
Cel Mario Sérgio continuarei brigando e muito pelos meus ideais, embora que ainda anônimo e somente em postagens num blog, ainda acredito viver o dia em que na PMERJ, poderemos exercitar cidadãnia plena, com todos os privilégios de uma democracia, onde eu (Cb Verdade), trabalharia em prol de minha classe (Praças) sem retaliações e covardias. Não podemos continuar fechando os olhos para os atendados ao Direito e a Justiça, onde as vítimas somos sempre nós Praças!
A resistência a vossa administração está tão pesada, quanto velada, és um homem inteligênte e sabe disto, portanto, não duvide de sua intuição, inúmeros descontentes tentam puxar vosso tapete!

Cb Verdade!

CRISTINA MORAES DE VASCONCELLOS disse...

Eu queria falar sobre o Enio:
Um amigo incomparável! ENIO! Nas minhas lágrimas o Senhor pôde ver o que sentia naquele momento, que posso definir como uma perda, exatamente.
Um soldado totalmente centrado, batalhador, calmo, racional, realista, porém sonhador. Sonhando através de desenhos animados que nos faziam rir, e refletir de passagens engraçadas!
Com ele rir, chorei, vivi...
E a falta dele está doendo demais, demais...
Vejo-me certas horas olhando pro nada e pensando nele. E isso não acontece só comigo, vejo isso em nossos amigos, em nossos companheiros...
Tentando nos confortar com o inconfortável. Tentando esquecer o susto; as cenas que vivemos.
O rosto dele...
Vai ficar na lembrança, o sorriso dele a cada manhã, a companhia dele em casa refeição, os seus pensamentos controvertidos, a maneira simples de viver, o amor pela vida, o modo sempre simpático de ser, enfim... ENIO!
Incomparável, inesquecível... para todos nós...
E só posso desejar a todos (e em especial para o Senhor): Força e Sabedoria!
E com muito sentimento,registro.
CRISTINA MORAES DE VASCONCELLOS

amarilisb disse...

Comandante,
primeiramente, parabéns pela iniciativa de criar esse espaço direto com o cidadão. É muito bom ter um espaço em que possamos nos comunicar e ler suas opiniões.
Sou estudante da UERJ, tenho 24 anos e gostaria de fazer um pedido: Por favor, precisamos demais de policiamento em torno da UERJ.
Convivemos diariamente com pivetes, moradores de rua e assaltantes, que agem à luz do dia.
Só entre meus amigos, quatro foram assaltados, na rampa do metrô ou na Rua São Francisco Xavier.
Eu mesma já fui vítima de uma tentativa de furto quando um pivete, de bicicleta, tentou arrancar o colar que eu usava, deixando inclusive marcas em meu pescoço. Felizmente, ele foi embora, não conseguiu levar nada e não houve nada sério.
Em dias de jogos no Maracanã, aparecem algumas viaturas (não próximas à universidade, mas nos outros dias, nada se vê.
Os pontos de ônibus ficam cheios de moradores, que abordam os estudantes, tanto de dia, quanto à noite.
Pergunto: será que os jovens do Rio de Janeiro que estão estudando, em busca de um futuro melhor, não merecem a mesma consideração que os torcedores do Maracanã?
Desde já, muito obrigada, e, mais uma vez, parabéns pela inciativa.
Aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

Caro Moderadores desse Blog,

Venho aqui propor uma dentre tantas medidas que podem melhorar as condiçoes de trabalho do policial militar que alem de baixos salarios enfrentam medidas que o tornam cada vez mais fraco diante de atrocidades cometidas pela populaçao. Existem varias armas que ao longo do tempo foram elitizadas dentro da PM mas a questao do TI considero uma das mais importantes, atualmente somos obrigados a testemunhar motos sem placas, condutores sem CNH etc, fato esse que quando vai confeccionar um BRATE é obrigado a tomar ciencia e portanto nao poder fazer nada já que maior parte das vezes a AP TRAN ou MPTRAN está indisponivel ou demora horas para comparecer ao local obrigando o policial a fazer vista grossa de certas infraçoes o q torna o policial um fraco diante da populaçao que acaba conhecendo a fragilidade dessa instituicao e a limitaçao de seus agentes tudo isso criado para benficiar uma minoria corrupta que obtem GRANDE vantagem pela monopolizaçao do TI, algo ao meu ver ridiculo pois nao se pode justificar essa medida como uma forma de diminuir a corrupçao e sim o direcionamento dela a mao de alguns oficiais de cada batalhao.Nao é desse modo que resolve o problema já que se o TI nao existe o corrupto arrumara outra maneira de recuperaer essa perda seja aumentando o arrego do trafico ou etc.Trabalho em um local que sou obrigado a ver menores conduzindo motos e muitas vezes serem elas a conduçao de criminosos e nada posso fazer já que vc pedir uma vtr de transito é a coisa mais dificil que tem...
A outra coisa que me incomoda é a falta de informaçoes sobre criminosos, a P2 tb monopoliza a informaçao, criminosos estao muito bem protegidos dentro da p2 das OPMs prefiro nao tirar conclusoes injustas e entender que se trata de preguiça mesmo já que certa vez um bandido fugiu de um presidio e tinha informaçoes q as guarniçoes da pm passavam por ele e nada faziam fui pedir uma foto deste e fui informado que estava no computador do chefe da seçao que nao tinha como imprimir e etc resultado, depois o mesmo foi preso pela policia civil e eu tb era um dos que por ele passavam e nada fazia, pra ser sincero uma vez ele até me comprimentou e eu retribui com uma balançada de cabeça.. me senti um bobo, fraco etc...
O ideal seria um palm que tivesse acesso ao infoseg e etc ou pelo menos em cada sop uma senha de infoseg já que essa hj é restrita a P2 q em nada ajuda o pessoal da farda, será por que²???

Osvaldo disse...

"Deus não deposita fardos pesados em ombros fracos" Essa frase dita há dois mil anos, pelo maior de todos os maiores, reflete a confiança que não somente a Instituição da PM deposita em seu comandante, mas também de toda a população fluminense, esperançosa e confiante, certa que terá um homem honrado, inteligente, justo e acima de tudo competente para comandar uma PM desacreditada para muitos e vilipendiada para outros tantos.
Conheço Coronel Mário Sérgio desde quando era Major e Subcomandante do Batalhão de Volta Redonda. Impressionou-me, à primeira vista, o seu caráter, a sua inteligência e principalmente a sua honestidade.
Desejo a você, meu amigo, além de sua competência, a inspiração divina, que certamente virá, para saber discenir e tomar as decisões, que com toda certeza trarão o cunho da retidão e da sapiência.
Aproveito para lhe deixar um dizer de Maquiavel para suas reflexões.
“ NADA MAIS DIFÍCIL DE MANEJAR, MAIS PERIGOSO DE CONDUZIR OU DE MAIS INCERTO SUCESSO, DO QUE LIDERAR A INTRODUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM DE COISAS, POIS O INOVADOR TEM CONTRA SI TODOS OS QUE SE BENEFICIAVAM DAS ANTIGAS CONDIÇÕES E APOIO APENAS TÍBIO DOS QUE SE BENEFICIARÃO COM A NOVA ORDEM.”

Nicolau Maquiavel, 1459—1527
Um forte e saudoso abraço,
Osvaldo Esteves Faria (Vadinho)

Anônimo disse...

Coronel, quero muito parabeniza-lo.
O Sr. mostrou que é possível, com vontade, tentando sempre mudar.
Obrigado!

OSVALDO ESTEVES FARIA (VADINHO) disse...

"DEUS NÃO COLOCA FARDOS PESADOS EM OMBROS FRACOS"
ESSA FRASE DITA HÁ DOIS MIL ANOS PELOS MAIOR DE TODOS OS MAIORES, ENCONTRA-SE ALICERÇADA NA HONRADEZ E NA DIGNIDADE DO COMANDANTE MÁRIO SÉRGIO.
VEJO, NA LEITURA DOS COMENTÁRIOS, UMA ESPERANÇA UNÂNIME DA CORPORAÇÃO EM SEU NOVO COMANDANTE, MAS PROSSIGO DIZENDO QUE ESSA ESPERANÇA SE ESTENDE POR TODA A POPULAÇÃO FLUMINENSE. POPULAÇÃO ESSA QUE SEMPRE ESPEROU POR UMA PM QUE ESTIVESSE SINCRONIZADA COM OS ANSEIOS POPULACIONAIS E AGORA PODEMOS AFIRMAR QUE A PM TEM NO SEU COMANDO UM CIDADÃO DIGNO, HONRADO, INTELIGENTE E SENSIVELMENTE CAPAZ DE DOAR TUDO DE SI PARA AMENIZAR A ANGÚSTIA DE UM POVO CARENTE DE SEGURANÇA. SABEMOS DA COMPLEXIDADE E DA DIFICULDADE QUE TERÁ DE SUPORTAR, MAS TENHA CERTREZA QUE NÃO LHE FALTARÁ A INSPIRAÇÃO DIVINA E A ENERGIA SUFICIENTES PARA OS EMBATES QUE SURGIRÃO NO CAMINHO.
TENHA SEMPRE EM MENTE, MEU AMIGO, "QUE MUITO SE PEDIRÁ ÀQUELE QUE MUITO RECEBEU" MAS LEMBRE-SE QUE "ELE" TAMBÉM QUEM DISSE: "qUANDO TIVERDES AFLITOS E SOBRECARREGADOS VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI"
ROGO AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO QUE O ABENÇOE E O ENVOLVA EM VIBRAÇÕES DE PAZ E SAÚDE PLENA, AFIM DE SAIAS VENCEDOR NESSE NOVO DESAFIO.
APROVEITO PARA LHE ENVIAR ALGUMAS PALAVRAS DE MAQUIAVEL PARA SUA REFLEXÃO.
“ NADA MAIS DIFÍCIL DE MANEJAR, MAIS PERIGOSO DE CONDUZIR OU DE MAIS INCERTO SUCESSO, DO QUE LIDERAR A INTRODUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM DE COISAS, POIS O INOVADOR TEM CONTRA SI TODOS OS QUE SE BENEFICIAVAM DAS ANTIGAS CONDIÇÕES E APOIO APENAS TÍBIO DOS QUE SE BENEFICIARÃO COM A NOVA ORDEM.”

Nicolau Maquiavel, 1459—1527.
OSVALDO ESTEVES FARIA (VADINHO)

OSVALDO FARIA (VADINHO) disse...

"DEUS NÃO COLOCA FARDOS PESADOS EM OMBROS FRACOS"
ESSA FRASE DITA HÁ DOIS MIL ANOS PELOS MAIOR DE TODOS OS MAIORES, ENCONTRA-SE ALICERÇADA NA HONRADEZ E NA DIGNIDADE DO COMANDANTE MÁRIO SÉRGIO.
VEJO, NA LEITURA DOS COMENTÁRIOS, UMA ESPERANÇA UNÂNIME DA CORPORAÇÃO EM SEU NOVO COMANDANTE, MAS PROSSIGO DIZENDO QUE ESSA ESPERANÇA SE ESTENDE POR TODA A POPULAÇÃO FLUMINENSE. POPULAÇÃO ESSA QUE SEMPRE ESPEROU POR UMA PM QUE ESTIVESSE SINCRONIZADA COM OS ANSEIOS POPULACIONAIS E AGORA PODEMOS AFIRMAR QUE A PM TEM NO SEU COMANDO UM CIDADÃO DIGNO, HONRADO, INTELIGENTE E SENSIVELMENTE CAPAZ DE DOAR TUDO DE SI PARA AMENIZAR A ANGÚSTIA DE UM POVO CARENTE DE SEGURANÇA. SABEMOS DA COMPLEXIDADE E DA DIFICULDADE QUE TERÁ DE SUPORTAR, MAS TENHA CERTEZA QUE NÃO LHE FALTARÁ A INSPIRAÇÃO DIVINA E A ENERGIA SUFICIENTES PARA OS EMBATES QUE SURGIRÃO NO CAMINHO.
TENHA SEMPRE EM MENTE, MEU AMIGO, "QUE MUITO SE PEDIRÁ ÀQUELE QUE MUITO RECEBEU" MAS LEMBRE-SE QUE "ELE" TAMBÉM DISSE: "QUANDO TIVERDES AFLITOS E SOBRECARREGADOS VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI"
ROGO AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO QUE O ABENÇOE E O ENVOLVA EM VIBRAÇÕES DE PAZ E SAÚDE PLENA, AFIM DE QUE SAIAS VENCEDOR NESSE NOVO DESAFIO.
APROVEITO PARA LHE ENVIAR ALGUMAS PALAVRAS DE MAQUIAVEL PARA SUA REFLEXÃO.
“ NADA MAIS DIFÍCIL DE MANEJAR, MAIS PERIGOSO DE CONDUZIR OU DE MAIS INCERTO SUCESSO, DO QUE LIDERAR A INTRODUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM DE COISAS, POIS O INOVADOR TEM CONTRA SI TODOS OS QUE SE BENEFICIAVAM DAS ANTIGAS CONDIÇÕES E APOIO APENAS TÍBIO DOS QUE SE BENEFICIARÃO COM A NOVA ORDEM.”

Nicolau Maquiavel, 1459—1527.
O AMIGO DE SEMPRE,
OSVALDO ESTEVES FARIA (VADINHO)

Valéria disse...

Prezado coronel Mario Sérgio:

Sou esposa de um Sgt do 21º BPM e gostaria de expressar minha satisfação de ver uma pessoa coerente e conhecedora da realidade como COMANDANTE GERAL DA PMERJ, tenho acompanhado seus depoimentos em diversos temas e todos tem sido feito de forma cautelosa tendo em vista o direito do cidadão comum e do policial militar. Esperavamos ansiosos por mudanças e logo depois de ter conhecimento das mudanças no comando dos batalhões meu esposo fez um comentário muito interessante, segundo ele ate o clima tenso que estava instalado dentro das unidades acabou, existia entre os amigos uma resposta positiva sobre o as indicações para comandantes de todas as unidades da baixada e uma esperança de que as coisas iriam mudar.
Desejo novamente poder dizer sem receio que faço parte de uma família(PMERJ) honesta, justa, humana. Tenho dentro de casa o melhor exemplo do que deveria ser nossa polícia.
Boa sorte nesta nova etapa de sua vida.
Um abraço fraterno!

Valéria disse...

Prezado coronel Mario Sérgio:

Sou esposa de um Sgt do 21º BPM e gostaria de expressar minha satisfação de ver uma pessoa coerente e conhecedora da realidade como COMANDANTE GERAL DA PMERJ, tenho acompanhado seus depoimentos em diversos temas e todos tem sido feito de forma cautelosa tendo em vista o direito do cidadão comum e do policial militar. Esperavamos ansiosos por mudanças e logo depois de ter conhecimento das mudanças no comando dos batalhões meu esposo fez um comentário muito interessante, segundo ele ate o clima tenso que estava instalado dentro das unidades acabou, existia entre os amigos uma resposta positiva sobre o as indicações para comandantes de todas as unidades da baixada e uma esperança de que as coisas iriam mudar.
Desejo novamente poder dizer sem receio que faço parte de uma família(PMERJ) honesta, justa, humana. Tenho dentro de casa o melhor exemplo do que deveria ser nossa polícia.
Boa sorte nesta nova etapa de sua vida.
Um abraço fraterno!

Chega de Baile Funk disse...

Lamento pelo CB Ênio. Mas..

Baile Funk da Cidade Alta Cordovil

Aqui na Cidade Alta Cordovil todos os sábados e domingos de 21hs até 06hs da manhã é a mesma coisa. Não se dorme!
Não adianta denunciar, já liguei para o disque denuncia, 190 da PM, e-mail para secretaria de segurança, policia civil etc... nada adiantou. Coleciono números de protocolos de denuncias.
Eu irei enviar um CD que vende no baile para o Comandante do 16º Batalhão da PM escutar com sua familia, para que possa ouvir e se sentir constrangido assim como eu me sinto na minha própria casa, pois as canções que tocam nesses bailes, são assombrosas e de arrepiar, taxam as meninas como putas e os meninos como traficantes, como diz umas da canções "Sou Comando Vermelho desde pequenininho" ou a outra que diz "A novinhas têm que transar 12hs sem parar"
Um exercito de traficantes estão sendo formados nesses bailes funks, as musicas convocam nossos jovens para juntar-se a eles! após esses bailes funks, "bondes" são montados para assaltar pessoas.
O que está faltando?
Aqui na Cidade Alta cordovil, tem ruas comuns onde o veiculo blindado pode entrar normalmente... porque não se age? Porque o 16º batalhão da PM não vem conferir as denuncias que fazemos?
Acorda sociedade!!! Salve-nos comandante!!!

Anônimo disse...

Por favor Comandante uma das formas de mudar a nossa polícia é na seleção, vamos valorizar desde o ingresso na Corporação.
Veja como é realizada a seleção dos policiais militares nas outras Corporações:
1-PM DF
Português, Atualidades, Raciocínio Lógico, Informática, Noções de Administração e Psicologia, Noções de lei Orgânica do DF, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Leis Extravagantes e Direito Penal Militar.
2-PM Amazonas
Português, matemática, Geografia e História do Brasil e Amazonas.
3- Brigada Rio Grande do SUl
Português, Matemática, Direitos Humanos, Legislação Aplicada, Conhecimentos Gerais e Informática.
4-PM Santa Catarina
Portugues, Interpretação de Textos, Matemática, HIstória Geral e do Brasil, Assuntos Institucionais.
5-PM Paraná
Matemática, Português, Química, Biologia História, Geografia, Estatuto da Criança e Adolescente.
6- PM Sergipe
Matemática, Português, Geografia, História, Noções de Direito Noções de Informática
7-PM Espírito Santo
Conhecimentos Gerais, Matemática, Português, Geografia e História do Brasil.
8- PMERJ, por incrível que pareça:
Português, Matemática e Redação.
Por que não cobrar?
-Direito: Constitucional, Administrativo, Processual Penal, Penal, Penal Militar e, principalmente, Direitos Humanos;
-Informática;
-Atualidades;
-História e Geografia.
E por que não cobrar além das disciplinas exigidas pela UERJ na seleção para Escola de Oficiais, as acima descritas. É só uma Opinião.

Anônimo disse...

Caro CMT,
Como praça sofrido que somos , com todo o respeito,gostaria que o senhor respondese para a tropa alguns pontos.

1º No dia que o cabo Ênio morreu, foram feitas várias buscas atrás do assassinos, porque não fizeram o mesmos quando no dia seguinte algo parecido acontecel com um sargento na rua Emilio Zaluar e tantos outros que morrem como moscas todos os dias e nenhuma resposta é dada para os marginais.
será que esse sargento e todos os outros que morreram pelo simples fato de ser policial não merecia a mesma consederação ou por ele não ser CAVEIRA, não precisamos procurar os bandidos ( segundos alguns informes os mesmos são do morro do Adeus e olha que eu não trabalho no serviço reservado do 22º BPM

2º E quanto ao nosso salário, sei que não é conpetência do senhor, mas o senhor tem força para que algo seja mudado.

3º Quanto aos serviços interno , como colocar homens doêntes na rua para trabalhar se as seções estão atolados de serviços ( IPM AVERIGUAÇÕES, SINDICÂNCIAS ETC,burogracia dinosauresca da PMERJ). Qualquer ato interrno leva meses para serem concluidos e solucionados.


4º Quanto as promeças de rio-card e fim dos ranchos?Ja que almendo dignonão nos vira até o fim desse governo , pelo mesno seria um alento.
Um forte abraço e fique com Deus, que Ele ilumine o seu comando.

Cb ciclano.

Anônimo disse...

Prezado Comandante-geral da Polícia militar do Rio de Janeiro. A comunidade geral do Bairro do Caju está em polvorosa, notadamente os usuários do entroncamento das Ruas: Praia do Caju; Gen. Sampaio; Gen. Gurjão e Carlos Seidl,ante a iminente desativação do Posto Policial (PPC), localizado, a muito mais de vinte anos, no início da Rua Carlos Seidl.
O que nos admira é que só agora a nossa Administração Pública percebeu que ele é dispensável.
Caro Comandante, na nossa opinião,
e acreditamos que na sua também, todo radicalismo é anti-democrático. Daí não achamos inteligente radicalizar e desativar todos os PPC,indiscriminadamente.
O histórico e Imperial Bairro do Caju, abriga atualmente centenas de empresa, com destaque para Petrobrás, Estaleiro Caneco, Banco do Brasil, Mult-Rio, etc. que todas juntas empregam milhares de trabalhadores, haja vista a enorme concentração de pessoas a cada início e término de dia de trabalho. Por si só isso explica a enorme contribuição pública que este valoroso bairro constitui.
É impossível imaginar o tamanho da soma de impostos recolhido pelas empresas deste bairro.
Caro comandante,entendemos e respeitamos a seriedade e o importante trabalho desenvolvido pela sua Corporação, porém é unânime a discórdia da população do nosso bairro pela desativação daquele Posto Policial.
É óbvio que para o Estado o custo de manutenção do mesmo é ínfimo.Para nós no entanto a perda será irreparável.
Se a 17ª DP for consultada o Sr. vai verificar que a área e adjacência supra citada possui baixíssimo índice de ocorrências policiais, que com certeza,é graças a existência do nosso PPC.
Pelo exposto, imploramos a não desativação.
As nossas crianças das duas Escolas Públicas existentes ao lado do citado Posto policial, agradecerão penhoradamente.
Gostaríamos de continuar gozando da tranquilidade que é este pequeno pedaço do Caju.
Em caso de desativação, com certeza, ganharemos mais uma área
a ser reconquistada pela nossa Segurança Pública.
Grato.

Moradores do Bairro Caju.

Sgt Emerick disse...

Caro Senhor comandante, não gostei da sua ideia de aumentar o tempo de promoção, não sou contra os estudos tanto que estudo bastante, porém, a de se analisar que. Pelo fato de não termos salarios dignos a promoção vem nos ajudar no orçamento, tendo em vista termos que fazer bicos na folga para melhorar a renda, sendo assim muitos não tem tempo para estudar, e sou sincero em dizer-te que. Se fosse para tal, estariamos pagando faculdade para dar baixa e procurar algo melhor que 30,00 reais por dia. Caro comandante. não venha subestimar a nossa inteligengia pois antes de sermos militares somos cidadãos, engolimos sapos todos os dias não porque somos militares mas porque temos familia. votamos, e sabemos muito bem que o atual governador não se elege mas no Rio de Janeiro, ou o Senhor não ouviu as vais no teatro Municipal, Caro Comandante. quando deveria interceder por melhores sálarios queres criar chifre na cabeça de cavalo. Não precisamos de mais regulamentos, pois os 200 anos de história já se incubiu disso, precisamos de um lider, e infelizmente com as suas atitudes e palavras atuais, Voce não é este homem.

Anônimo disse...

sr. cmt, se o sr. conseguir melhorar a nossa escala, dos atuais 24x48, ou 48x96 será de grande valia p a tropa, pois somente na PMERJ essas escalas existem...veja, faça uma comparação com outros órgãos, Polícia Civil, CBMERJ, Desipe, compreende? todas tem escala de 24x72, nisso o sr. pode mexer...
fica aqui o pedido de milhares.

Anônimo disse...

caro comandante policiais do 15º estao apreensivos com os chamados "bicos" dizem que as transferencias chegaram a mais de 80,a maioria dos ppmm que la trabalham residem na area do batalhão,nao deixe que isso ocorra comandante porque logo apos que o atual comandante sair os "pencas" logo sairam tambem,prejudicando so aquele moram na area do btl!!
grande abraço!!

Anônimo disse...

CARO CMT,NAO SEI O QUANTO FIQUEI FELIZ APOS O SR ASSUMIR O NOSSO COMANDO,FIZ POSTAGENS A SEU FAVOR SEM AO MENOS CONHECE-LO,DISCUTI COM AMIGOS DE BATALHAS SOBRE O SR E SEU MODO DE COMANDAR,DIGO SEM AO MENOS CONHECE-LO,POREM HOJE LEIO QUE O SR QUER DIFICULTAR A PROMOÇAO POR TEMPO PARA NOS PRAÇAS PORQUE? SERIA JUSTO COM QUEN NAO PODE ESTUDAR? OU COM QUE NAO TEM TEMPO E OPORTUNIDADE DEVIDO A VARIOS PROBLEMAS DE ORDEM PESSOAL E FAMILIAR? OU QUEM TEM COMO CMT UM CEL QUE NAO ACEITA O SEU PRAÇA CRESCER? ASSIM FICA DIFICIL DEFENDE-LO!!!!.
pense um pouco melhor antes de tomar essa decisao,ja temos tantas dificuldades na vida nao a piore por favor!
hoje eu estou fazendo faculdade,porem com muito custo e sacrificio,pois tenho um filho pequeno e minha esposa trabalha fora e nao tenho onde deixa-lo,mas estou indo em frente,porem e os amogos que nao podem ao menos isso?

ja sofremos de mais!!!!!!

nao nos jogue aos leoes assim!

tu es nossa esperança!!!

obs: sou cabo de concurso,nao entrei na justiça para ter meus direiots assegurados nessa ultima prova de sgt,e so falta dois anos para ir a sgt seria justo perder isso agora?

praça do 29 bpm pede apoio.

PRAÇA BOMBEIRO MILITAR. disse...

SENHOR COMANTANTE.
DESCULPE A VERGONHA QUE PASSEI.
O SENHOR EM MINHA HUMILDE OPINIÃO DE PRAÇA QUE ENXERGA A ESTRUTURA DE BAIXO PARA CIMA, DEVERIA MEXER NAS PROMOÇÕES SIM, MAS DE OUTRA MANEIRA. COMO O SENHOR JÁ PASSOU POR ISSO SERÁ BEM FÁCIL DE ENTENDER.
QAUNTOS ANOS O SENHOR SERVIU A POPULAÇÃO DESTE ESTADO NAS RUAS PATRULHANDO A CIDADE? EU ACHO QUE MENOS DA METADE DE SUA CARREIRA, AGORA QUANTOS ANOS O PRAÇA PASSA NAS RUAS SERVINDO A POPULAÇÃO? TODA A SUA CARREIRA, MESMO QUE CHEGUE A CAPITÃO QOA. OLHE PARA BAIXO SENHOR COMANDANTE, A ÚNICA FONTE DE AUMENTO QUE UM PRAÇA TEM É A PROMOÇÃO QUE POR SINAL DEMORA 8 ANOS, ENQUANDO A DO OFICIAL DEMORA 6 MESES, ENQUANTO UM PRAÇA DEMORA 15 ANOS PARA SER 3 SGT, UM OFICAL EM 15 ANOS JÁ É TEN CORONEL. PELO MENOS NOS BOMBEIROS TEM MUITOS ASSIM. O QUE O SENHOR PRECISA CORRIGIR COM URGENCIA É JUSTAMENTO O CONTRARIO, AUMENTAR I INTERTICIO DOS SUBALTERNOS E DOS INTERMEDIARIO, AI SIM O SENHOR IRIA MANTER MAIS OFICIAIS NAS RUAS, OUTRA INJUSTIÇA É QUE OS OFICIAIS QOA NÃO SEGUEM ESTE INTERTICIO DOS QOC. O SENHOR VEIO COMO O SALVADOR DA PM, MAS COM O CORAÃO PARTIDO, EU PEÇO DESCULPAS, MAS A MINHA INVEJÁ DE TER UM COMANDANTE ACABOU COM ESTE PENSAMENTO DO SENHOR. DESCULPE A MINHA FRANQUESA, NÃO PRECISA POSTAR, EU SÓ QUERIA MOSTRAR AO SENHOR QUE ALÉM DAS HUMILHAÇÕES E DOS BAIXOS SALARIOS, A ALEGRIA DO PRAÇA EM SER VALORIZADO ACABOU EM DIAS, ENQUANTO O MUNDO INTEIRO DIZ QUE A EXPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE, PARA NÓS PRAÇAS A ESPERANÇA É A ÚNICA QUE MORRE. ME PERDOE A FRANQUESA, MAS SE O SENHOR SERVE A JESUS CRISTO. FILHO DE DEUS VIVO, REFLITA E NÃO COMETA ESSA INJUSTIÇA. EU NUNCA FUI BENEFICIADO PELO TEMPO DE SERVIÇO, MAS VI COMO UMA PROMOÇÃO MUDA A VIDA DE UM HOMEM, O SENHOR DEVE TER PRESENCIADO ISSO EM 1995, QUANDO SOLDADOS BEBADOS, MAL VESTIDOS, OS CONHECIDOS COMO MUQUIÇOS, AO SEREM PROMOVIDOS A SARGENTO POR TEMPO DE VERVIÇO, PARARAM DE BEBER A COMEÇARAM A ANDAR BEM VESTIDOS, FICARAM EDUCADOS, SERVIRÃO COM MAIS AMOR A POPULAÇÃO, QUANDO UM HOMEM É VALORIZADO ELE PRODUZ MUITO MAIS. O SENHOR DEVE CONHECER ALGUM CORONEL QUE NÃO TERIA CONDIÇOES DE SAIR CABO SE DEPENDESSE DE PROVA, ASSIM COMO NÓS PRAÇAS CONHECEMOS CABOS QUE PODERIA SER CORONEL, POR FAVOR, REFLITA. NÓS PRAÇAS TEMOS ESPERANÇAS EM SER VALORIZADOS E NÃO MAIS HUMILHADOS. IMAGINE UM PRAÇA COM 7 ANOS DE SOLDADO, SONHANDO EM SAIR CABO, E DERREPENTE DESCOBRE QUE VAI TER QUE ESPERAR MAIS 4 ANOS. PIEDADE SENHOR HOMEM DE DEUS.
PRAÇA BOMBEIRO MILITAR.

Anônimo disse...

Comandante, boa tarde.
Me perocupou as noticias que li hoje pela manhã em jornais de nosso Estado.
O senhor vai mesmo mexer no tempo de promoção de seus guerreiors?
Senhor, com todo o respeito, mas de uns anos para cá, não é segredo para ninguém que quase a totalidade de seus homens tem que exercer uma segunda atividade, para conseguir levar para casa um salario digno para o sustento de nossa familia.
Portanto, esbarramos em dois aspectos:
1- Concordo plenamente em acelerar promoções aos mais capacitados, mas como exigir curso de capacitação se em nossas horas de folga estamos complementando nosso salario com o segundo emprego? Acredito que, nesse momento, tudo deva ser uma via de mão dupla. Para se exigir, tem que se dar algo em troca. E nesse momento Coronel, o que sua tropa precisa não é de cursos de formação, mas sim de salario digno no bolso, seja em forma de aumento ou em forma de gratificação, mas para toda a tropa e não apenas para esse ou aquele tipo de policiamento.
2- Aumentar o interticio das promoções atualmente representa perda salarial e desmotivação da tropa, pois os companheiros enxergam na promoção, na maioria das vezes, tão somente um aumento salarial.
Tenho desde o inicio acompanhado o seu comando pelos blogger, midia e em conversa com companheiros de caserna, e pela primeira vez em minha existencia na PMERJ vi praças elogiando as atitudes de nosso comandante superior. Com essa noticia, os rumos começam a mudar.
Humildemente senhor, lhe peço: não mexa em uma das poucas motivações que temos na corporação hoje em dia, não perca o controle da tropa, que ate então está em vosso lado.
Meus respeitos e minha continência.

Anônimo disse...

Boa tarde, comandante tudo justo e perfeito. Gostaria de formar que no 16ºbpm. Não estão sendo respeitados os principios basicos da erarquia,e disciplina. Nas (CIA do OPM). Estão concedendo certos, "privilegios" sem adotar os criterios de antiguidade. gostaria me desculpar por me espressar dessa forma, mais foi ha unica forma!!!!! muito obrigado. fique com deus.

Anônimo disse...

é cel, quando cheguei em 85 no 12º bpm, um tempo após o sr chegou lá Ten. Eu hoje sou 2º SGT e o sr Cel eu disse cel!
imaginava eu que as coisas iriam mudar para nós policiais militares, pois vi sua luta para entrar no hoje BOPE, e sei que passou por momentos em que via as irregulariedades e se revoltava por causa delas.
eu lhe pergunto e agora?
vai deixar que estas injustiças permanecerem?
se fossem dadas oportunidades aos praças iguais a que são dadas aos oficiais, em oito anos um praça seria 1º sgt, o sr está vendo a discrepancia?
em 12 anos o praça está muito cansado para estudar e seguir além, pois escala e bico sugam as forças e estimulos de qualquer um!
fica só as indagações!
para que veio?

Anônimo disse...

DECEPÇÃO !!!
PENSEI QUE IA MELHORAR MAS TO VENDO QUE IRAR CONTINUAR A MESMA COISA,PIOR VAI PIORAR CADA VEZ MAIS ,SR COMANDANTE ME DIZ COMO VOU ESTUDAR COM ESSA ESCALA QUE O SR. NOS PROPORCIONA??AFINAL SALARIO NAO E COM O SR,MAS A ESCALA SIM!!.COMO VOU LARGA MINHA SEGURANÇA,ESSA QUE FAÇO PRA MELHORAR OS MEUS RENDIMENTOS E ASSIM DAR UM POUCO MAIS DE CONFORTO A MINHA FAMILIA!!ENTRA COMANDO SAI COMANDO E NADA MUDA,MAS ESSE POR UM INSTANTE PENSEI QUE IA SER DIFERENTE!!DECEPÇÃO

Anônimo disse...

CEL MÁRIO SÉRGIO FAÇA ALGO MAIS JUSTO EM VEZ DE FAZER ISSO.
INVISTA(MAIOR TEMPO DE DURAÇÃO) NOS CURSOS DE FORMAÇÃO NO CFAP E EM OUTROS CURSOS.POIS,OS MESMOS SÓ SERVEM PARA FAZER FAXINA,MARCHAR E TIRAR SERVIÇOS NO MARACANÃ ENTRE OUTROS SERVIÇOS.
SENDO ASSIM,OS POLICIAIS NÃO APRENDEM NADA E NEM SE ATUALIZAM NESTES CURSOS E O SENHOR CEL MÁRIO SÉRGIO SABE MUITO BEM DISSO.
ABRA MAIS CONCURSOS INTERNOS E DEIXE AQUELES QUE NÃO PODEM ESTUDAR(POR VÁRIOS MOTIVOS)COM PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO.NÃO PIORE A SITUAÇÃO CAÓTICA DE NOSSOS COLEGAS.

Anônimo disse...

CEL MÁRIO SÉRGIO AS PROVAS SERIAM TODAS COMPRADAS E TAMBÉM MUITOS APADRINHADOS SERIAM BENEFICIADOS.PODE TER CERTEZA.E O SENHOR SABE DISSO.
O CERTO SERIA INTERTÍCIO DE 5 EM 5 ANOS E MAIOR QUALIFICAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO.

Anônimo disse...

Sou a favor que se acabe com as promoções caídas do céu.
Tem dar salário ao Policial. Que ele possa chegar aos 30 anos de serviço, como soldado, e ganhando R$12.000,00, mas se não estudar vai continuar como soldado.
Penso que deveria acabar, não só com a de Soldado para Cabo e sim todas, de 3º SGT p/ 2º, de 2º p/ 1º e por ai vai..., inclusive para oficias também. Tudo por concursos internos.
Deveria acabar também com a entrada de civis na Escola de Oficiais, isto é, para ser oficial, no mínimo tem que ter sido soldado que só poderia fazer o concurso para Academia depois de um determinado tempo na Corporação. Com isso o soldado teria a possibilidade, caso estude muito, em chegar a Coronel.
Acho que com essas medidas a tropa iria se capacitar muito mais, pois teria um incentivo.

Concluindo... Antes de se falar em promoções, dê salário decente e só assim falar em interstícios, etc.

Anônimo disse...

Gostaria de saber do Cmt Geral, o que vai acontecer com os Sargentos que estão a doze anos aguardando promoção, pois sou um dentre eles. 2º SGT de curso, nove anos de CAS e doze anos aguardando promoção a primeiro Sargento. Legal ele dizer que vai valorizar os que estudam, pois até agora, os que estudaram e não são peixes, estão aguardando da madrasta PM o seu devido reconhecimento. E com isso, eu procuro me esconder onde der, pois não tenho valor para a corporação.

Anônimo disse...

Honrado Cmt Geral,

Tenho estudado muito, porém, não para avançar dentro da corporação. Esse ânimo de crescer aqui dentro já acabou faz tempo. Que incentivo posso ter com um salário desses? Amo a PMERJ, mas descobri que a PMERJ não me ama e num caso de amor assim, sempre termina em separação. Descobri da forma mais melancólica que a PMERJ não merece meus esforços e sangue. Minha vida e auto-estima valem muito para passar o que passo. Com todo respeito, minha continência.

SD desestimulado.

Anônimo disse...

Opinião de um praça:
.

- não alterar a promoção por tempo de serviço.
.
- promover o praça que possui nível superior.(valoriza quem tem nível superior e estimula outros a estudar)
.
- todo ano abrir prova interna para CB e SGT.(a última foi em 2006)
.
Muitos vão pensar "possuindo nível superior eu saio da PM". Ótimo, se for para entrar na PRF, PF, ou outros concursos públicos. Emprego está dificil, tenho dois irmãos formados (administração e marketing), um está desempregado e o outro trabalha como promotor de vendas (mercado), vamos valorizar nossa profissão e lutar por melhores salários.

Anônimo disse...

É MARIO SERGIO , O SR. JÁ COMEÇOU A MOSTRAR AS GARRAS, JÁ ESTAVA-MOS COM UM PÉ ATRÁS AGORA SÃO OS DOIS , DEPOIS DISSO , NÃO QUEREMOS QUE COLEGAS VÃO PASSEAR LÁ FORA NEM TÃO POUCO OFICIAIS, O QUE QUEREMOS É SALÁRIO ESTA É A BANDEIRA QUE O SENHOR DEVERIA LEVANTAR E NÃO CURSOS DE QUALIFICAÇÃO SEM SALÁRIO TUDO QUE O SR. TENTAR COLOCAR SERÁ UM TIRO NA AGUÁ - E NÃO MEXA NAS PROMOÇÕES DOS PRAÇAS POIS ISSO É A UNICA COISA QUE SEGURA O POLICIAL PARA TER UM MÍNIMO DE CONDIÇÕES P/ SUA FAMILIA - PORQUE NÃO MEXE NAS PROMOÇÕES DOS OFICIAIS QUE SAEM DA ESFO - QUE EM OITO ANOS SAEM CAPITÃES SEM FAZER CURSO NENHUM VEJA ISSO DEPOIS PROCURE CONVERSAR CONOSCO -- SEM OUVIR OS PRAÇAS O SENHOR NÃO VAI A DIANTE , JÁ LHE DISSE ESTÃO QUERENDO PUXAR O SEU TAPETE E O SR ESTA DEIXANDO OLHO ABERTO , OLHO ABERTO

Anônimo disse...

PROMOÇÃO NA PM.
TROQUE UM TENENTE DE 3 ANOS DE POLICIA POR 2 SOLDADOS DE 11 ANOS DE POLICIA.
O SALARIO DE UM TENETE É O MESMO QUE 2 SOLDADOS, SENDO QUE UM TENENTE TRABALHA A METADE DE UM SOLDADO.
ENTÃO A PROMOÇÃO É MAIOR. TROQUE UM TENENTE POR 4 SOLDADOS.
A POPULAÇÃO SERÁ MAIS PROTEGIDA.
PROMOÇÃO NA PM.
TROQUE UM CORONEL POR 10 SOLDADOS.
LEVANDO EM CONTA OS EXTRAS, UM SOLDADO TRABALHA NAS RUAS 50O HORAS A MAIS DO QUE UM CORONEL.
ENTÃO TROQUE UM CORONEL POR 5.000 SOLDADOS, A POPULAÇÃO AGRADECE AO COMANDANTE GERAL DA PM POR EXPRESSAR A VERDADEIRA BANDEIRA DO GOVERDO DO ESTADO EM DESMORALIZAR A FAMÍLIA DE PRAÇAS DE POLÍCIA DESTE ESTADO.
SEM MAIS PROPOSTAS DE PROMOÇÃO.

Anônimo disse...

Faço do meu comentário a subversiva de muitos, pois não vejo mudança alguma para os oficiais, vejo sim uma demagogia quanto ao estudo para os policiais graduados, pois está mais do que claro que não há quadro para concursos de soldados para outras graduações nem tão cedo. Até mesmo pelo ato erronio de promover cerca de 1700 policiais a sargento no último concurso. Estão querendo é uma desculpa para além de não dar aumento, não dar ao policial a promoção a que faz jús, pois aos oficiais não se muda nada. Por que então não dá uma semana de aperfeiçoamento também para os praças? Dou-lhe aqui uma sugestão, ao invés de acabar com a promoção por tempo de 8 anos, abaixe para 5 anos e recicle o policial de a cada três anos com cursos fora do estado, e não em extras em futebol; que o tempo de formação do policial passe para 2 anos de curso ao invés de 6 meses, e que o salário do policial seja igual às suas horas de trabalho, pois um oficial trabalha 160 horas mensais, sem horário noturno, um graduado no minimo 240 horas mensais, sendo a metade noturna, fora as horas extras que não são pagas e nem computadas. Por que ninguém pensa em dar justiça ou cumprir a constituição, ao invés de criarem regras novas? Não há correção salarial a muito tempo, não há efetivo a muitos anos e a muitos governos, as escalas estão arrochadissimas a muitos anos, não sei como os bombeiros tem a escala cumprida em 24 X 72 horas! Uma coisa eu sei, arrumar problemas e desculpas para incapacidades é fácil, dificil é fazer cumprir as leis trabalhistas e constitucionais! Gostaria de ver quando haveria outro concurso e onde iriam colocar tantos sargentos! Que são elementos de ligação, pois o que falta hoje são cabos e soldados. Sugiro que se querem fazer a coisa certa, comecem a cumprir as já existentes, depois criem metas realistas, não algo fora da realidade! OBs.: Nem me identificar eu posso, veja se não é mais uma das coisas que deveriam mudar?

Anônimo disse...

É engraçado dizer que o soldado não pode ficar de braços cruzados esperando a promoção. Ao que me consta o soldado não tem tempo para cruzar os braços, na sua folga tem que ir para o "bico" para tentar ter o mínimo de dignidade.
Não cobre mais dedicação da tropa Sr. Cmte, não cabe mais exigir contrapartidas quando não se dá o mínimo de dignidade ao PM (Oficial e Praça). Sugiro que primeiro aumente o salario do soldado para uns 4 mil. Aí o PM não pecisará do bico para sobreviver e poderá se aplicar a pelo menos uma leitura na sua folga.
Além do mais a polícia para a qual a maioria dos soldados fez prova é aquela em que ele é promovido a Cabo em 8 anos. Mude a regra apenas para os que se inscreverem nos próximos concursos. É desleal mudar a regra no meio do jogo.

Natalee Oliveira disse...

Uaaau...
É com imensa satisfação que sigo uma tradição em minha família, serei policial!
Filha de um Policial Civil,
irmã e prima de policiais militares do Rio e de Minas Gerais e atuando como ordenança à cerca de 2 e meio em 2 batalhão da PMERJ.
Acabei de ver o resultado final do CFSD 2009 e fui uma das aprovadas, confesso que estar radiante, muito feliz mesmo, porém receosa. Nesses 200 anos de corporação, menos de 3 décadas forão presenciadas por nós mulheres. Deixo claro minha paixão e minha consciencia de que para realmente integrar a corporação, terei que dar o meu melhor. Peço ao senhor que olhe mais por nós mulheres e nos dê um pouco mais de atenção, já é fato de que nestes 30 anos em que nós estamos aqui, fizemos a diferença, meu exemplo maior é minha mãe, mulher forte,honesta que lutou para criar sozinha 2 filhos e meu exemplo profissional é a Capitão Priscila, pacificadora do Santa Marta, ela e muitas outras já provaram que eram capazes de realizar tarefas caracterizadas como masculinas. Então Senhor Comandante Geral da PMERJ. Olhe por nós!!!
Estamos aqui e podemos fazer a diferença!!!Se puder chame mais mulheres!!!

saco cheio disse...

Estou decepcionado com sua atitude, o único aumento real é com as promoções, o sr. deve estar delirando, confiava mt no sr. mas estou vendo que é igual aos demais. Com o pé atrás agora! Judas foi um só, mas o seus seguidores estão aí, espero que não seja mais um...

Anônimo disse...

Eu sei que o senhor não vai publicar, mas vou informa-lo assim mesmo!!
Bem acho justo o policial ter que estudar, mas o que falar sobre os policiais militares com o RGs 53 a 55 mil, todos estes policiais foram injustiçados ficando de 13 a 14 anos sem a chance de fazer uma prova para cabo ou sargento, será que esqueceram o que aconteceu com 1992, onde todos que fizeram a inscrição para o concurso do CFS foram aproveitados, até mesmo aquelas com média abaixo de 5,0. Como ficaria este Policiais Militares, que hoje estão completando 20 anos ou prestes a completar, será que mais uma vez seriam deixados de lado por nossa coorporação. Bem como já foram muito prejudicados nesta Policia, posso esperar novamente ser arrebentado.
Porém quero dizer, que no tempo que não tive oportunidade de estudar na PMERJ, pois quando saiu prova para o CFS, em 92 tinha que ter 03 anos de policia, eu só tinha 02 anos, quando saiu prova para o CFS em 98, só poderia fazer a prova CB cursado ou com divisar confirmada, eu era cabo porém não tinha confirmado a minha divisa, por culpa da PM, em 2002 novamente teve a prova para o CFS porém novamente por culpa da PM eu ainda não tinha confirmado a minha divisa, só conseguindo reunir os requisitos para ser inscrito em 2004, porém os concursados de 2004sairiam Sargentos em 2005 (novembro) porém eu iria sair Sargento junto com o CFS/05, pergunto a vcs, valeria a pena...
Bem fica aqui meu desabafo, durante 19 anos de policia eu e os outros irmãos destes RGs, foram totalmente colados de lado, por nossa PMERJ.
Obs: Mais uma vez seremos prejudicados pela instituiçao que tanto amamos!!!

Anônimo disse...

é cel, quando cheguei em 85 no 12º bpm, um tempo após o sr chegou lá Ten. Eu hoje sou 2º SGT e o sr Cel eu disse cel!
imaginava eu que as coisas iriam mudar para nós policiais militares, pois vi sua luta para entrar no hoje BOPE, e sei que passou por momentos em que via as irregulariedades e se revoltava por causa delas.
eu lhe pergunto e agora?
vai deixar que estas injustiças permanecerem?
se fossem dadas oportunidades aos praças iguais a que são dadas aos oficiais, em oito anos um praça seria 1º sgt, o sr está vendo a discrepancia?
em 12 anos o praça está muito cansado para estudar e seguir além, pois escala e bico sugam as forças e estimulos de qualquer um!
fica só as indagações!
para que veio?

Anônimo disse...

Precisamos mudar também a forma de seleção. Vejam:
1-PM DF
Português, Atualidades, Raciocínio Lógico, Informática, Noções de Administração e Psicologia, Noções de lei Orgânica do DF, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Leis Extravagantes e Direito Penal Militar.
2-PM Amazonas
Português, matemática, Geografia e História do Brasil e Amazonas.
3- Brigada Rio Grande do SUl
Português, Matemática, Direitos Humanos, Legislação Aplicada, Conhecimentos Gerais e Informática.
4-PM Santa Catarina
Portugues, Interpretação de Textos, Matemática, HIstória Geral e do Brasil, Assuntos Institucionais.
5-PM Paraná
Matemática, Português, Química, Biologia História, Geografia, Estatuto da Criança e Adolescente.
6- PM Sergipe
Matemática, Português, Geografia, História, Noções de Direito Noções de Informática
7-PM Espírito Santo
Conhecimentos Gerais, Matemática, Português, Geografia e História do Brasil.
8- PMERJ, por incrível que pareça:
Português, Matemática e Redação.
Por que não cobrar?
-Direito: Constitucional, Administrativo, Processual Penal, Penal, Penal Militar e, principalmente, Direitos Humanos;
-Informática;
-Atualidades;
-História e Geografia.
É só uma Opinião.

CB Lorenzo disse...

Coronel

Não faça isso Senhor, pois o Senhor não irá ficar pra sempre, e quando o Senhor sair, tudo irá voltar ao normal, não terá mais provas internas e o Senhor terá tirado uma de nossas poucas vitórias.... não temos NADA Coronel, não tire isso de nós!!!!

Anônimo disse...

O Senhor deseja mudar o critério de promoções, parabéns, então mude também dos Oficiais, pois é muito fácil dizer que o praça deverá fazer provas, mas os Aspirantes com 04 anos já são Capitães(sem provas).
Outro tópico é a carga horária, são 44:00h semanais, legal, mas nós praças temos que esperar o tão bendito toque de término de expediente.
O mas estranho é saber que o Senhor Cmt° Geral já foi IFP, e nem por isso o senhor trabalhou todos os dias.
Estou mentindo?
É lamentavel acreditar em idéias maravilhosas de só atribuir mas responsabilidade ao Praça.
E porque o Senhor não melhora os nossos salários? Ha claro isso não é sua competência, mas pra acabar com 12X36, e também 24X72 isso sim é e aumentar o tempo de promoção do Praça.
Acaba com 24X72 do BOPE(nunca).
O senhor acha que somos diferentes, no QG as escalas continuam na surdina 12X36, nas suas barbas.
Em outras unidades quem tem bico agora tem que da R$50,00 pra conseguir colocar o Leite dentro de casa.
É simples Cmt° acaba de uma vez com o expediente e motoristas, pois os motoristas estão sendo explorados por vocês Oficiais(superiores) e suas famílias, e não podem falar nada, trabalhando de seg. a sexta e final de semana também.
Comece realmente a fazer algo que melhore, não que piore, para nós praças.
Queria ver sua resposta postada.

Anônimo disse...

Senhores, hoje eu conheci quatro pessoas que passaram no concurso para PMERJ, destas três garantiram que aproximadamente um ano não tocaram em livros para estudar, o que estudou não passou de um mês.
Concomitantemente nesta semana abre-se concurso para agente e escrivão da polícia federal que, pelos altos salários (7,5 mil) atraem concursandos que já se preparam desde 2004. Voltando ao assunto acima, os quatro tentaram entrar para o BMERJ, mas ninguém conseguiu. Conclusão: na PM entra qualquer um.
Não que isto justifique os desvios de função, mais o intelecto fica muito aquém do que se espera de um agente da lei.
Se de início não dão aumento, mudem a forma de seleção. O praça da polícia militar deve ter noções de determinados ramos do direito para agir, uma vez que, possui o poder de polícia e é o agente de polícia que está intimamente ligado no trato com o cidadão no dia-a-dia. Deve possuir também noções de respeito aos direitos humanos. Vejam o que é cobrado para o cargo de agente de polícia civil e federal, é só copiar.
Como valorizar um passo na vida, se não houve esforço para alcançá-lo.
As grandes conquistas só vem após grandes dificuldades.
Na PM ocorre o contrário, existe facilidade para entrar. As dificuldades vem depois.

OFICIAL PM disse...

ILMº. SR. CEL PM MARIO SÉRGIO DE BRITO DUARTE.
Inicialmente quero parabenizá-lo pela nomeação de Comandante Geral da PMERJ.
Não pretendo utilizar-me do espaço oferecido pelo senhor neste blog além do tópico por V.S.ª postado, isso para cada assunto por vós abordado.
Em relação à mudança de critério para a ascensão funcional na carreira militar, estou totalmente de acordo, contudo, considerei extremamente feliz a colocação da Mônica (praçasdapmerj.blogspot.com), quando explicou o que quis dizer com “bola fora”, postado no blog dela, que o aspirante a oficial PM vai até capitão sem concurso ou avaliação que não seja a ficha de conceito favorável a tais promoções, no mesmo intervalo de tempo de soldado para cabo.
Acredito nos cursos de qualificação de todos os níveis para os postos e graduações a que se destinam desde que seus efetivos não continuem a ser recurso disponível para a PM-1. Convém deixar claro que determinados eventos, pela sua importância ou grandiosidade, merecem o emprego maciço da tropa, o que infelizmente ocorre é sua banalização.¹
Voltando a questão dos soldados e cabos, considero que um SD PM após oito anos de bons serviços prestados e atendendo a todos os requisitos favoráveis à sua promoção deva ocorrer sim por tempo de serviço, desde que ela não ocorra sem a matrícula ex-ofício no CFC e sua conclusão com aproveitamento e, no dia de sua formatura ser-lhe entregue a merecida divisa.
Em relação aos sargentos, houve época de termos na Corporação mais sargento do que cabo e soldado, por sucessivas reduções de intertício pela metade, independente da qualificação intelectual, ou melhor, qualificação profissional, pois muitos podem ter nível superior e não passarem no exame a que se destinam.
Qual a minha sugestão? Dividir o número de vagas no CFS por dois.
Para uma metade seria usado o mesmo critério do soldado se tornar cabo, a outra seria usado o critério do concurso através de prova escrita com os conhecimentos julgados necessários para a Corporação, compatíveis com as funções que exercerão como graduados, independente do tempo de serviço. Esses conhecimentos se igualariam e seriam complementados durante o CFS e finalmente, todos só seriam declarados terceiros sargentos no dia da formatura.
Boa sorte nas suas realizações.
¹. Resolução SSP nº 511, de 26 de fevereiro de 2002. VEDA O EMPREGO INDISCRIMINADO DE POLICIAL MILITAR, QUE SE ENCONTRE NA SITUAÇÃO DE ALUNO DE QUALQUER DOS CURSOS OU ESTÁGIOS EM POLICIAMENTO EXTERNO – Bol da PM nº 046, de 11 de março de 2002.

Anônimo disse...

Eu não sei por que reclamam tanto de não haver curso para CB, SGT. É fácil chegar ao Oficialato. Façam como eu. Após alguns anos como praça. Um ano e meio, mais ou menos, de estudo, concomitante com o pré-vestibular. Ingressei na APM juntamente com diversos policiais que como eu fizeram a opção de estudar para Academia, em vez de estudar para os concursos de Cabo e Sargento. Não é difícil. Basta força de vontade. Espero ainda ser Coronel nesta Polícia e contribuir muito em mudanças na sua estrutura. Que Deus me dê força.
Ass. Aspirante 2008

Anônimo disse...

Sr. Comandante Geral Cel PM Mario Sergio, primeiramente parabéns e boa sorte nesta nova jornada, sou do caserna e sei que não é fácil comandar uma tropa de mais de 35 mil homens, cada um com seus anseios, cada um puxando a sardinha pra si, mas, o senhor é um homem competente e estudioso, saberá comandar os seus homens.
Srº Comandante Geral, um dos motivos que escrevo neste seu Blog e para pedir um pequeno esclarecimento, sou Sub Tenente, frequento a alguns meses um curso preparatório para o QOA/QOE dentro do QG ministrado aos sábados pelo Professor Mauro Valente, esta semana tomei conhecimento que a atual Comandante do CRSP iria modificar algumas máterias para as provas do QOA/QOE, como exemplo, saíria a máteria MATEMÁTICA e entraria ESTATÍSTICA, gostaria que o nosso nobre Comandante Geral antecipasse tais informações, pois a matéria matemática do QOA/QOE é muito complicada,ao mesmo tempo diversos companheiros que dividem a sala de aula comigo pudessem se direcionar para as mudanças, visto que as provas do referido curso ocorre ao fim ou inicio de cada ano. Obrigado e BOA SORTE BRAVO CORONEL MÁRIO SÉRGIO.

Mônica Reis. disse...

Sei lá, acho que sou uma pessoa "das antigas". Eu NUNCA chamaria a atenção de um professor meu em público. Que dirá se fosse meu Cte. Sobretudo em seu próprio blog pessoal, e ainda mais numa postagem em que este fala sobre a perda de um amigo, como fez alguém se usou o nome "sgto Emerick". Acho que todos tem direito a discordar (praças e oficiais) porém eu nunca conseguiria discordar de forma pública e um tanto agressiva de alguém a quem eu deva respeito por hierarquia. Procuraria os canais adequados e sobretudo, me expressaria com o respeito que essa pessoa conquistou com sua história de vida e luta. Veja, estamos falando de discordar, de opiniões. O Cel Mário é uma pessoa da qual se pode discordar, mas nunca negar sua honestidade, seu trabalho, seu esforço e sobretudo seu amor pela corporação a que pertence e que dedica a própria vida. Isso já o faz merecedor de todo respeito por mais que se discorde dele.

Anônimo disse...

Sr comandante,gostaria de chamar a atenção do Senhor para um fato que deixou de ser comentado com a troca de comando e nós ficamos esquecidos.A turma Alfa do cfsd de 2008 tinham aproximadamente 90 residentes,militares de diferentes lugares que prestaram o referido concurso,não sei se é do conhecimento do senhor pelo fato de tantas responsabilidades,o edital desse concurso trazia que o policial ao ingressar deveria servir os 8 anos na Capital do estado área do 1º CPA, sendo que,isso não está sendo nada lucrativo nem para a corporação e nem para nós os residentes.
Um CB PM do meu grupamente participou de uma reunião com o Sr no QG e passou para meu grupamento que o Sr quer a critica juntamente com uma sugestão,então aí vai Sr comandante.
Só comigo o estado está gastando 600 reais de Rio Card por mês sendo que só vou em casa uma vez por semana,conheço militares da minha turma que moram em Campos RJ ,que custam para o estado mais de R$ 1000 reais por mês inclusive tem militares de Minas gerais que trabalham as vezes de segunda a sabado no POG a as vezes nem tem o Rio Card para ir embora só usufluindo do Rancho do BPM, longe da família e sem estimulação nenhuma para executar um bom trabalho.
Vim até aqui Sr comandante para pedir que resolvesse esse problema para nós,não seria complicado para o senhor liberar a permuta e algumas transferências para o batalhão mais próximo de nossas residencia,o estado economizaria e nós estaríamos trabalhando com muito mais estímulo!Obrigado pela atenção aguardo resposta!Tenho orgulho de ser PMERJ!

Helio disse...

Companheiro
Não vou postar comentário, porque
a mensagem que quero enviar nada tem com o texto.
Enviei para o seu e-mail antigo, mas voltou ele está inativo ou inválido. Gostaria que enviasse o atual a fim de reestabelecer o con-
tato, sou Of Ref da turma de 1971
antiga EsFO.
Meu e-mail é heliorrosa@ig.com.br
Um abraço.
Helio.